Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Unidades ISAC realizaram mais 1,57 milhão de atendimentos no Norte e Nordeste, em 2023

Presidência do ISAC está sob nova gestão e a chegada de novas unidades contribuiu para o crescimento de 86,49% em comparação com 2022, que registrou 845.357 atendimentos; Instituto se despede de unidades em Goiás

Números superlativos e que refletem o tamanho do compromisso, seriedade e o Jeito ISAC de ser, cuidar e trabalhar. Em 2023, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania esteve presente em 13 unidades de saúde nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, oferecendo serviços de qualidade e atendimento humanizado para centenas de milhares de usuários do SUS – Sistema Único de Saúde.

Ao todo, foram realizados 1.576.513 atendimentos e consultas médicas e multidisciplinares, que envolvem assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

O número representa um crescimento de 86,49% em comparação com 2022, que registrou 845.357 atendimentos nas unidades sob gestão compartilhada do ISAC em todo o país, entre hospitais, ambulatórios, espaço de saúde e UPAs – Unidades de Pronto Atendimento.

Desse 1,57 milhão de atendimentos, cerca de 90 mil são de internações realizadas em hospitais do Tocantins e Piauí, e que representam por volta de 1.500% a mais do que no ano anterior, que registrou aproximadamente 5,6 mil internações.

Os dois hospitais também impulsionaram o número de cirurgias realizadas em 2023. No total, foram 6.260 cirurgias, um aumento de 526% em relação a 2022, com cerca de mil cirurgias.

Renovação e despedida na presidência do ISAC

O ano de 2023 também marcou a passagem de bastão e a nova fase administrativa do ISAC. No dia 31 de maio, em cerimônia ao vivo e on-line, a agora ex-presidente, Evane Corbacho, recebeu homenagens e relembrou os seus quatro anos de mandato à frente da Organização Social, de 2019 a 2023.

E para a gestão 2023 a 2027, Antônio Carlos Drummond Filho, economista e gestor de Relações Institucionais e Governamentais, assume a presidência da OS trazendo toda sua experiência com relacionamento institucional, gestão ética e cultura empresarial em uma nova área de atuação.

Novo presidente do ISAC, Antônio Carlos Drummond Filho é economista e gestor de Relações Institucionais e Governamentais
Antônio Carlos Drummond Filho assume a presidência do ISAC pelos próximos quatro anos, de 2023 a 2027

Fundado em 2011 como associação civil, o ISAC tem sede em Brasília (DF) e, atualmente, gerencia 11 unidades públicas de saúde com uma gestão de saúde sustentável, humana e eficiente. Desde então, as unidades já ofertaram mais de 5,5 milhões de atendimentos e mais de 100 mil internações.

Um milhão de exames e mais despedidas

Ao longo do ano de 2023, o ISAC atuou nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Tocantins e Piauí, mais o Distrito Federal.

Todas as unidades de saúde somaram, em todo o período, mais de 1,1 milhão de SADTs – Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico, como são chamados os diagnósticos e exames complementares, como exames laboratoriais, de raio-x, ultrassonografias, eletrocardiogramas, entre outros.

Esses exames representam um aumento de aproximadamente 20,92% em comparação com 2022, que encerrou o ano com 916.288 SADTs realizados.

E após dois anos, o ISAC se despediu de Águas Lindas de Goiás (GO), em julho, onde cuidava da gestão do Hospital Bom Jesus e UPA Mansões Odisseia, e conseguiu grandes feitos.

Entre 2021 e 2023, o Instituto conseguiu a reativação do centro cirúrgico do Hospital Bom Jesus após 20 anos de espera; conquistou a acreditação Qmentum International para a UPA Mansões Odisseia; e realizou o total de 358.603 atendimentos e 577.524 exames em ambas as unidades. A sensação é de dever cumprido.

UPAs de Alagoas são referência em excelência

Exemplos de que unidades de saúde pública podem ser referência nacional e internacionalmente, as UPAs Benedito Bentes e Trapiche da Barra, em Maceió, somaram mais de 192 mil atendimentos no ano de 2023, além de aproximadamente 174 mil exames.

O destaque, contudo, foi a conquista do selo de acreditação ONA 2 – Acreditado Pleno e selo de acreditação Diamond  da Qmentum International, pela UPA Benedito Bentes, e a manutenção do mesmo selo de acreditação ONA 2 – Acreditado Pleno e a também conquista do selo de acreditação Diamond da Qmentum International, pela UPA Trapiche da Barra.

Agora, as duas UPAs alagoanas fazem parte do seleto grupo das sete unidades de saúde brasileiras acreditadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e entre as poucas do Brasil reconhecidas pela excelência em Rede de Atenção à Saúde, cujo modelo de avaliação da Qmentum International é aplicado em mais de 40 países e avalia a governança corporativa, a prestação de serviço e todo o funcionamento da rede.

Outra novidade, além das reformas e melhorias implementadas nas unidades, é a chegada de duas ambulâncias, uma para cada UPA, para o transporte de pacientes, e que já estão em funcionamento.

Unidades da Bahia puxam os grandes números

As unidades gerenciadas pelo ISAC, em Salvador, registraram, juntas, mais de 1 milhão de atendimentos e consultas médicas e multidisciplinares. O destaque foi para a UPA San Martin, que realizou, sozinha, 961.077 procedimentos, entre clínicos, cirúrgicos e com finalidade diagnóstica.

Além disso, a UPA, que também passou por reformas e ampliações, obteve a certificação Ouro pela execução do Protocolo IAM, durante o 2° Fórum da Linha de Cuidado do IAM. O reconhecimento é a confirmação da qualidade no atendimento prestado à população soteropolitana nos casos de IAM (infarto agudo do miocárdio). E também, pela primeira vez, realizou quatro doações de córneas para o Banco de Olhos da Bahia, ajudando a reduzir a fila de espera.

Já os Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, que realizam atendimento ambulatorial e consultas especializadas de baixa e média complexidades, mediante agendamento pela Central de Regulação da rede municipal, somaram cerca de 238 mil atendimentos.

As duas unidades apresentaram um crescimento de 10,65% (MCS Carlos Gomes) e 8,7% (MCS Vale das Pedrinhas), em 2023, em comparação com o total de atendimentos realizados no ano anterior. E também estão entre as unidades mais antigas sob gestão do ISAC e com destaque para ações e campanhas de conscientização para o público geral.

Trabalho no Tocantins segue a todo vapor

Atualmente, Tocantins é o Estado com o maior número de unidades de saúde sob a gestão do ISAC e tivemos grandes conquistas ao longo dos últimos anos. Juntas, as quatro unidades realizaram aproximadamente 148 mil atendimentos e consultas, e mais de 270 exames e diagnósticos. E três delas já conquistaram a certificação Diamond da Qmentum International, comprovando a qualidade e excelência dos seus serviços.

Em 2023, o HMA – Hospital Municipal de Araguaína reestruturou o prédio e reorganizou o fluxo de atividades, além de ter sido habilitado pelo Ministério da Saúde para cirurgias cardíacas pediátricas, em maio, o que garante o repasse anual no valor de R$ 1.338.442,08 para a manutenção das ações e prestação de serviços públicos de saúde relacionados à cardiologia. E em novembro, o hospital retomou as cirurgias cardíacas pediátricas e neonatais, agora com uma nova equipe, mais experiente e especializada. 

Ainda durante o ano, o HMA registrou 2.748 internações e 689 cirurgias, sendo 44 cirurgias cardíacas pediátricas, das quais 33 cirurgias eletivas e 11 cirurgias de urgência e emergência, o que coloca o hospital público tocantinense como referência nas regiões Norte e Nordeste em atendimento de alta complexidade em Pediatria, somando forças com o PAI – Pronto Atendimento Infantil, única unidade de urgência e emergência pediátrica no Tocantins a oferecer atendimento especializado e exclusivo para crianças de Araguaína e região.

Além disso, as duas unidades também foram reconhecidas através do trabalho da enfermeira Thais Milhomem e da técnica em Enfermagem, Maria Ferreira de Sousa, vencedoras da 2ª edição do Prêmio Magdalena Akemi, celebrado em maio, em reconhecimento à atuação de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem nas áreas de assistência à saúde, ensino, gestão, empreendedorismo, segurança pública e política.

Em relação à UPA Anatólio Dias Carneiro, também conhecida como UPA Araguaína, foram ofertados 84.514 atendimentos, um aumento de 19,47% em comparação com 2022, e cuja procura tem crescido desde que o ISAC assumiu sua gestão. 

Além dos investimentos em capacitação profissional, com palestras, cursos e treinamentos, assim como a aquisição e renovação de equipamentos, o destaque da UPA Araguaína, em 2023, foi a reforma e revitalização da unidade, com ampliação do número de leitos e salas de atendimento, assim como a nova sala de Classificação de Risco de acordo com o quadro clínico do paciente, facilitando os serviços de urgência e emergência.

Quanto ao AME – Ambulatório Municipal de Especialidades, também em Araguaína, cujo atendimento se dá por encaminhamento pela Central de Regulação do município, foram realizados por volta de 19 mil atendimentos. 

Piauí é o mais novo Estado a receber o Jeito ISAC

Sob gestão do Instituto desde junho de 2023, o HEDA – Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e o ESALPI – Espaço de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí são as mais novas unidades a receber o Jeito ISAC de ser, cuidar e trabalhar.

Durante o ano, as duas unidades realizaram aproximadamente 101 mil atendimentos, enquanto o HEDA também registrou um total de 5.571 cirurgias, sendo 552 cirurgias eletivas e 5.019 cirurgias de urgência e emergência, e um total de 3.363 partos, dos quais 2.033 partos normais e 1.330 partos cesáreas.

O hospital também se destacou por ficar entre os cinco de 39 hospitais com o melhor desempenho no Projeto Lean nas Emergências, feito obtido em março, e por ter alcançado, em dezembro, uma redução de 50% nos casos de infecções na UTI – Unidade de Terapia Intensiva, gerando uma economia de R$ 2 milhões e salvando a vida de 50 pacientes.

Destaque ainda para o início das obras da nova clínica cirúrgica, revitalização do Pronto-Socorro, renovação da fachada da unidade, reforma do jardim e doação de 28 córneas para o Banco de Olhos do Estado do Piauí. E também pela redução das taxas de infecções de 83,3% para 7,2%, em apenas 6 meses, com o Projeto Saúde em Nossas Mãos, uma estratégia de prevenção e controle das IRAS (infecções relacionadas à assistência à saúde).

Já o ESALPI, que atende exclusivamente os servidores, pensionistas e dependentes do Legislativo do Piauí, ofertou 13.669 consultas médicas e multidisciplinares, além de revitalizar o espaço, fazer aquisição de novos e modernos equipamentos, e melhorar o fluxo e atendimento ambulatorial da unidade.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.