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Perguntas frequentes

ISAC

Somos uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília. Hoje, estamos presentes em quatro estados brasileiros mais o Distrito Federal. Gerenciamos 10 unidades públicas de saúde.

Nascemos da união de profissionais com conhecimento na área técnica e administrativa em saúde que queriam possibilitar uma saúde eficiente, de qualidade e segura.

Acreditamos que o engajamento do terceiro setor (iniciativas privadas de origem na sociedade civil com fins de utilidade pública) contribuem para o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida da população.

Valorizamos pessoas e fazemos do nosso Jeito ISAC de ser e atuar o nosso maior diferencial. Para isso, atuamos com diálogo, respeito, inclusão, diversidade e sempre agindo com sinergismo com nossa missão.

Além de profissionais experientes, realizamos parcerias estratégicas com instituições nacionais e internacionais. E ainda, oferecemos ensino, pesquisa, assistência social e trabalhar de forma sustentável.

O modelo de gestão através da OS – organização social tem se mostrado uma importante ferramenta na qualificação e eficiência dos serviços prestados através do SUS – Sistema Único de Saúde. A desburocratização e implementação de metas assistenciais quantitativas e qualitativas são apenas alguns dos benefícios que gestão compartilhada entre uma instituição privada e o Poder Público proporcionam.

Esse tipo de gestão permite ainda equalizar o desafio da administração pública em prestar uma assistência de qualidade diante do cenário de contingenciamento de recursos vivido no país, uma vez que as OS aplicam práticas de gestão eficazes para gerir com o mínimo de recursos possíveis, sem fins lucrativos, assegurando administração correta e transparente, eficiência e a promoção de resultados.

Para receber a qualificação como OS, as entidades privadas interessadas devem prestar serviços de relevante interesse público e sem fins lucrativos. Além disso, as atividades sociais devem estar voltadas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura ou à saúde.

O título de OS é concedido pela administração pública. No Brasil, a matéria é regida pela Lei Federal número 9.637, de 18 de maio de 1998 que prevê ainda uma série de requisitos para que a instituição seja reconhecida com a titulação como ser beneficente, tornar públicos e transparentes seus atos de gestão, estar submissa ao controle do Tribunal de Contas dos recursos oficiais recebidos, entre outras exigências.

Temos a meritocracia como um dos nossos valores institucionais. Por esse motivo, nossas contratações são realizadas por meio de processos seletivos que são publicados no nosso portal de vagas, disponível no endereço https://vagas.isac.org.br/.

UPA MANSÕES
1.    Telefone ou WhatsApp: (63) 98467-9515.
2 – E-mail: sau@upamansoesodisseia.med.br
3: Formulário on-line disponível no endereço eletrônico upamansoesodisseia.med.br/sau
4. Formulário impresso disponível nas urnas que ficam espalhadas no prédio da unidade.
5. Entrevistas presenciais ou por telefone feitas pelo time do SAU.

HOSPITAL BOM JESUS
1.    Telefone ou WhatsApp: (63) 98467-9515.
2 – E-mail: sau@hospitalbomjesus.med.br
3: Formulário on-line disponível no endereço eletrônico hospitalbomjesus.med.br/sau
4. Formulário impresso disponível nas urnas que ficam espalhadas no prédio da unidade.
5. Entrevistas presenciais ou por telefone feitas pelo time do SAU.

AME
1.    Telefone ou WhatsApp: (63) 98467-9515.
2 – E-mail: sau@ame-araguaina.med.br
3: Formulário on-line disponível no endereço eletrônico ame-araguaina.med.br/sau
4. Formulário impresso disponível nas urnas que ficam espalhadas no prédio da unidade.
5. Entrevistas presenciais ou por telefone feitas pelo time do SAU.

HMA
1.    Telefone ou WhatsApp: (63) 98467-9515.
2 – E-mail: sau@hma-to.med.br
3: Formulário on-line disponível no endereço eletrônico hma-to.med.br/sau
4. Formulário impresso disponível nas urnas que ficam espalhadas no prédio da unidade.
5. Entrevistas presenciais ou por telefone feitas pelo time do SAU.

MULTICENTRO CARLOS GOMES
1.    Telefone ou WhatsApp: (63) 98467-9515.
2 – E-mail: sau@mcs-carlosgomes.med.br
3: Formulário on-line disponível no endereço eletrônico mcs-carlosgomes.med.br/sau
4. Formulário impresso disponível nas urnas que ficam espalhadas no prédio da unidade.
5. Entrevistas presenciais ou por telefone feitas pelo time do SAU.

MULTICENTRO VALE DAS PEDRINHAS
1.    Telefone ou WhatsApp: (63) 98467-9515.
2 – E-mail: sau@mcs-valedaspedrinhas.med.br
3: Formulário on-line disponível no endereço eletrônico mcs-valedaspedrinhas.med.br/sau
4. Formulário impresso disponível nas urnas que ficam espalhadas no prédio da unidade.
5. Entrevistas presenciais ou por telefone feitas pelo time do SAU.

UPA ANATÓLIO DIAS
1.    Telefone ou WhatsApp: (63) 98467-9515.
2 – E-mail: sau@upaaraguaina.med.br
3: Formulário on-line disponível no endereço eletrônico upaaraguaina.med.br/sau
4. Formulário impresso disponível nas urnas que ficam espalhadas no prédio da unidade.
5. Entrevistas presenciais ou por telefone feitas pelo time do SAU.

UPA BENEDITO BENTES
1.    Telefone ou WhatsApp: (63) 98467-9515.
2 – E-mail: sau@upabeneditobentes.med.br
3: Formulário on-line disponível no endereço eletrônico upabeneditobentes.med.br/sau
4. Formulário impresso disponível nas urnas que ficam espalhadas no prédio da unidade.
5. Entrevistas presenciais ou por telefone feitas pelo time do SAU.

UPA TRAPICHE DA BARRA
1.    Telefone ou WhatsApp: (63) 98467-9515.
2 – E-mail: sau@upatrapichedabarra.med.br
3: Formulário on-line disponível no endereço eletrônico upatrapichedabarra.med.br/sau
4. Formulário impresso disponível nas urnas que ficam espalhadas no prédio da unidade.
5. Entrevistas presenciais ou por telefone feitas pelo time do SAU.

Primamos pela ética pessoal e institucional, gestão profissional e transparência, bem como, o combate à corrupção.

Uma das medidas adotadas em prol das boas práticas de ética é a manutenção do Canal de Denúncias que pode ser acessado no endereço eletrônico https://isac.org.br/canal-de-denuncias/ . Ele é exclusivo para comunicação segura de situações que violem o Código de Ética, Conduta, Integridade e Conflito de Interesses, as normas internas, as boas práticas empregadas pelo Instituto e a legislação vigente.

Todas as informações registradas são tratadas com sigilo, confidencialidade e isenção na condução. É permitido fazer denúncia anônima.

A veracidade das informações providas é de responsabilidade do relator/denunciante. Todos os componentes apresentados serão verificados durante o processo de averiguação, sendo que o resultado da apuração e as ações decorrentes serão tomadas a critério exclusivo do Instituto.

Todas as prestações de contas dos contratos firmados com entes públicos ficam disponíveis neste site, na aba “Portal da Transparência”.

HMA

O atendimento realizado no HMA – Hospital Municipal de Araguaína é feito por meio de encaminhamento destinado ao hospital. O acolhimento inicial dos pacientes é feito nas UBS -Unidades Básica de Saúde ou UPAs – Unidades de Pronto Atendimento onde, após a avaliação realizada pelo médico com base no quadro clínico do paciente, é solicitado o encaminhamento para o HMA para realização de exames ou acompanhamento com especialista. Essa solicitação é enviada à Central de Regulação que, conforme a necessidade, encaminha para a unidade hospitalar.

O HMA possui serviços de UTI – Unidade de Terapia Intensiva pediátrica, internação pediátrica, cirurgias pediátricas eletivas e de urgência/emergência.

São 61 leitos distribuídos entre enfermaria, estabilização e UTI. Também oferece Exames Laboratoriais, Radiografias, Eletrocardiograma, Ecocardiograma Transtorácico com Doppler e Ultrassonografia Transvaginal, Obstétrica e Mamária.

A entrega de exames acontece de segunda a sexta-feira, das 10 até as 18 horas.

A solicitação da cópia do prontuário do paciente deve acontecer de forma presencial na recepção do HMA. A entrega do documento é feita em até 20 dias após a solicitação formal.

AME

O objetivo é prestar assistência médica para quadros clínicos menos complexos ou crônicos em nível ambulatorial, ou seja, os casos a serem cuidados nesse ambiente são casos de baixa complexidade, que não ofereçam risco imediato à vida do paciente, sendo assim o local adequado para acompanhamento e investigação de problemas de saúde com menor gravidade.

De segunda a sexta-feira (exceto feriados), sempre das 08 às 17 horas.

O agendamento para consulta ou exame no AME – Ambulatório Municipal de Especialidades pode ser realizado em uma das unidades básicas de saúde da rede municipal, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), sempre das 08 às 17 horas. É necessário apresentar uma requisição preenchida por um médico e o cartão SUS.

O AME oferta exames como endoscopia, eletrocardiograma, ultrassonografia, raio-x, exames laboratoriais, dentre outros. Além disso, oferece consultas médicas nas seguintes especialidades: cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, pequena cirurgia, pediatria, psiquiatria, reumatologia e cirurgia pediátrica.

Multicentros de Saúde

O objetivo é prestar assistência médica para quadros clínicos menos complexos ou crônicos em nível ambulatorial, ou seja, os casos a serem cuidados nesse ambiente são casos de baixa complexidade, que não ofereçam risco imediato à vida do paciente, sendo assim o local adequado para acompanhamento e investigação de problemas de saúde com menor gravidade.

De segunda a sexta-feira (exceto feriados), sempre das 08 às 18 horas.

O agendamento para consulta ou exame no Multicentro de Saúde pode ser realizado em uma das unidades básicas de saúde da rede municipal, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), sempre das 08 às 17 horas. É necessário apresentar uma requisição preenchida por um médico e o cartão SUS.

O Multicentro de Saúde oferta consultas nas especialidades de Angiologia, Cardiologia, Clínico Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Hebiatria, Hematologia, Hepatologia, Infectologia, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologista, Pediatria, Pneumologia, Reumatologia, Urologia, além de atendimento com profissionais de Nutrição, Psicologiao, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem e Assistência Social.

A unidade também dispõe de serviço de apoio diagnóstico ambulatorial com a oferta de exames especializados de Citopatológico do Colo Uterino, Colposcopia, Audiometria Tonal, Imitanciometria e Logoaudiometria, Ecocardiograma Transtorácico, Teste Ergométrico, Triagem Neonatal e Teste Do Pezinho, Mapa, Holter, Eletrocardiograma, Eletroencefalograma, Ultrassonografia e Ultrasson Doppler.

Os pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde da capital baiana também têm acesso a serviços por demanda aberta, ou seja, atendimentos por ordem de chegada sem a necessidade de agendamento prévio, como testes rápidos para detecção em até 30 minutos das Infecções Sexualmente Transmissíveis – HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C -, realização de curativos e retiradas de pontos cirúrgicos, bem como retirada de medicamentos na farmácia da unidade.

A sala de vacina do Multicentro de Saúde funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 18 horas. O local disponibiliza os imunizantes que fazem parte do Calendário Básico de Vacinação.

UPAs

As UPAs – Unidades de Pronto Atendimento estão preparadas para atender os casos de urgência – situação que demandam assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações ou sofrimento – e emergência, quando há ameaça iminente à vida.

A UPA oferta assistência médica de urgência e emergência em caráter ininterrupto, ou seja, os atendimentos acontecem em regime 24 horas, durante os sete dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.

A classificação de risco é uma ferramenta utilizada para a realização do nas unidades de emergência. O sistema consiste na metodologia de avaliação inicial e triagem dos pacientes, de acordo com as escalas de urgência, ou seja, os atendimentos são feitos com base na complexidade e gravidade do quadro clínico apresentado pelos pacientes. Os pacientes com estado de saúde considerado mais grave são atendidos de forma prioritária.

A Classificação de Risco funciona com base em uma escala de gravidade clínica que é representada em cores. Ao chegar à unidade, o usuário passa por uma triagem com a equipe de Enfermagem. Neste momento, o profissional avalia o quadro clínico geral por meio da aferição dos sinais vitais.

O sistema utiliza critérios de avaliação objetivos, definidos em fluxos e protocolos que determinam, de forma eficaz, a classificação da gravidade do paciente. São analisados os sintomas, risco de morte, escala de dor, nível de consciência, temperatura, glicemia e pressão arterial, dentre outros aspectos do assistido.

Logo depois da avaliação, o paciente recebe uma pulseira colorida que indica a posição dele na escala de cinco níveis estabelecida pelo sistema.

A Classificação de Risco funciona com base em uma escala de gravidade clínica que é representada em cores. Ao chegar à unidade, o usuário passa por uma triagem com a equipe de Enfermagem. Neste momento, o profissional avalia o quadro clínico geral por meio da aferição dos sinais vitais.

O sistema utiliza critérios de avaliação objetivos, definidos em fluxos e protocolos que determinam, de forma eficaz, a classificação da gravidade do paciente. São analisados os sintomas, risco de morte, escala de dor, nível de consciência, temperatura, glicemia e pressão arterial, dentre outros aspectos do assistido.

Logo depois da avaliação, o paciente recebe uma pulseira colorida que indica a posição dele na escala de cinco níveis estabelecida pelo sistema.

O tempo de espera para atendimento em uma UPA é relativo. Com o objetivo de oferecer assistência otimizada, eficiente e segura aos pacientes com demandas de urgência e emergência, a UPA utiliza uma ferramenta de triagem com padrões internacionais.

A classificação de risco determina o tempo de espera do paciente, segundo a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. Os pacientes com estado de saúde considerado mais grave são atendidos de forma prioritária.

Quais são os níveis gravidade por cor preconizados no sistema de classificação de risco nas unidades ISAC?

– Vermelho: emergência. Caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato.

– Laranja: muito urgente. Caso grave, com risco significativo. Necessita de atendimento urgente.

– Amarelo: urgente. Caso de gravidade moderada. Necessita de atendimento rápido, mas pode aguardar.

– Verde: pouco urgente. Baixo risco de agravamento da saúde. Pode aguardar atendimento.

– Azul: não urgente. Livre de risco de agravamento da saúde. Pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde.

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