Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Colaboradores da higienização do ISAC em Araguaína aprendem que misturar produtos pode ser perigoso

Getting your Trinity Audio player ready...

Além da importância do uso constante dos EPIs, as profissionais da higienização também foram orientadas quanto aos riscos de intoxicação

A prática é comum nos afazeres domésticos e na higienização de alguns ambientes profissionais: misturar produtos de limpeza. Mas esse hábito gera riscos enormes para a saúde dos trabalhadores.

Misturar produtos químicos como os ácidos e alcalinos é muito perigoso, já que pode provocar uma reação poderosa. Um exemplo disso é a mistura da água sanitária com amoníaco: separados, eles limpam muito bem, mas, juntos, geram gases que podem causar sérios problemas ao sistema respiratório.

Esse foi um dos temas principais de um circuito de palestras que as colaboradoras do Serviço de Higienização e Limpeza – SHL do Hospital Municipal de Araguaína – HMA, Hospital Municipal de Campanha – HMC e da Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro – UPA do Araguaína Sul participaram no final de outubro.

“Tirei as dúvidas das colaboradoras e falei sobre o que não pode ser misturado. Também já instalamos uma central de diluições para não haver perigo de o funcionário realizar uma mistura acidental desses produtos durante a mistura”, destacou o facilitador Cideval Oliveira.

Cuidado com a intoxicação

Depois da “aula de química”, foi a vez da enfermeira do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST de Araguaína, Priscilla Braz Paranaguá, conversar com os presentes sobre Intoxicação Exógena relacionada ao trabalho, que é quando um produto químico faz mal para o trabalhador que entrou em contato com ele.

“Falei sobre as doenças provocadas pelo trabalho, acidente de trabalho, agente tóxico ou toxicante, xenobiótico, toxina, veneno, agente tóxico, quando suspeitar de intoxicação exógena e sintomas. Também abri espaço para os presentes pudessem tirar suas dúvidas”, disse.

Segurança sempre!

Para finalizar a tarde de palestras, o técnico em segurança do trabalho, Diego Rodrigues, reforçou a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual constantemente

“O EPI é grande aliado do trabalhador que lida com produtos químicos, evitando assim uma contaminação ou intoxicação”, explicou.

O equipamento é composto por luvas, gorro, calçado de segurança, avental descartável, máscara e óculos de proteção.

Equipe antenada

“Esse tipo de treinamento reforça a orientação que já existe que é de não misturar produtos de limpeza. A prática, além de não amplificar o poder do produto, pode prejudicar a saúde do colaborador e da equipe que passar pelo local, já que existem gases nocivos por ali”, destacou a coordenadora de higienização e lavanderia do HMA, Gislene da Silva Costa.

A supervisora de equipe na UPA, Lucélia Ferreira, comentou que nunca passou pelas situações descritas durante as palestras.

“Recebemos as mesmas orientações antes mesmo de trabalharmos com os produtos, então já sabemos que não pode misturar. Mas esse reforço de informações é sempre bem-vindo”, enfatizou.

Já a auxiliar de Iavanderia, Ivanilde de Sousa, aproveitou para tirar suas dúvidas do que acontece se juntar os produtos de limpeza.

“Aprendi sobre PH alcalino, neutro, alto e as reações que acontecem se eu juntar os produtos. Nunca vivenciei uma situação em que isso acontece e vou fazer de tudo para não vivenciar”, finalizou Ivanilde.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.