Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Dia Rosa do HMC marcou encerramento da campanha do Outubro Rosa

Getting your Trinity Audio player ready...

O câncer não tem idade, sexo, cor, ou classe social, por isso os exames preventivos são fundamentais

O Dia Rosa do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania de Araguaína, no Tocantins marcou o encerramento da campanha do Outubro Rosa no Hospital Municipal de Campanha – HMC. Teve café da manhã reforçado, espaço decorado, entrega de brindes para todas as colaboradoras da unidade e palestra de sensibilização sobre os perigos do câncer de mama.

A enfermeira Beibiane Garcia dividiu seus conhecimentos e buscou conscientizar as presentes da importância do diagnóstico precoce, de que quando o câncer de mama é descoberto bem no início, as chances de cura aumentam bastante.

“O câncer não tem idade, sexo, cor, ou classe social. Sempre falo que o preventivo é muito importante e o autoexame das mamas tem que ser feito quando a mulher inicia a vida sexual, sendo ela ativa ou não”, destacou.

Mas Beibiane lembrou que só o autoexame não é o suficiente. A mulher precisa visitar o médico regularmente para fazer outros exames, como o ultrassom das mamas e a mamografia.

Já o médico ginecologista, Josué Moura, falou da importância do autocuidado feminino e da prevenção do câncer de colo de útero, além de indicar o melhor período para a realização do autoexame.

“A recomendação é de que a mulher se examine inspecionando as duas mamas de 7 a 10 dias após o término do período menstrual, ou 7 dias antes desse período. Ela deve ter cuidado se examinando de frente ao espelho fazendo a procura ativa de nódulos ou presença de retrações nas mamas”, explicou.

O especialista destacou que, caso algum “carocinho” seja encontrado, é preciso procurar ajuda médica urgente.

Um aprendizado que fica

“Nunca fiz o autoexame, então a palestra trouxe um alerta para que eu seja mais precavida. Acaba que na correria do dia a dia esses cuidados passam despercebidos, então a fala dos especialistas trouxe a reflexão de que eu preciso me tocar mais, me olhar com mais atenção para que eu possa ter um cuidado preventivo maior”, finalizou a auxiliar administrativa Talita Silva.

Movimento pela Vida

Neste ano, as campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul fazem parte do projeto Cuidar e Prevenir, integrante do Movimento pela Vida. 

O objetivo é unir homens e mulheres em um só laço de cuidados para si para que assim possam cuidar de quem ama. As ações visam promover saúde sensibilizando para o fato de que é preciso ter autocuidado. Somente assim será possível estar um passo à frente sem ser pego de surpresa com um problema mais grave

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.