Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Ética, humanização e notificação foram temas de treinamentos para colaboradores do ISAC Araguaína

Getting your Trinity Audio player ready...

Conversa em tom leve realçou os valores da organização para aperfeiçoar o atendimento aos pacientes

Recorrentes no dia a dia das unidades hospitalares, a ética, a humanização e a notificação de agravos foram temas de um treinamento para os profissionais do Hospital Municipal de Araguaína – HMA, gerido pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania de Araguaína, no Tocantins. O foco, claro, é tornar o atendimento aos pacientes e seus acompanhantes ainda mais acolhedor.

Ética

A facilitadora Cristiana Alves falou sobre o código de ética na Enfermagem, a legislação da profissão, os preceitos que regem a atividade dentro da assistência ao paciente, o que se pode ou não fazer, além do que é lícito ou não.

“É importante que os profissionais conheçam sobre a legislação da sua profissão para que eles possam fazer uma assistência com humanização e com respeito, tanto aos pacientes, quanto aos seus familiares”, explicou Cristiana. 

Humanização

Os colaboradores participaram de uma dinâmica na qual indicavam o nome de um colega em que depositariam total confiança para cuidar da saúde de um familiar. O gerente de enfermagem Adriano Rocha destacou que a participação dos presentes foi emocionante.

“A humanização é um grupo de valores, técnicas, comportamentos e ações que promovem a qualidade das relações pessoais dentro dos serviços de saúde. É uma questão de ter empatia, a capacidade que cada um tem de se colocar no lugar do outro, então a gente tentou resgatar um pouquinho desse sentimento aqui, de fazer com que os profissionais entendam como é estar no lugar do paciente, de um familiar dele”, disse.  

“Aprendemos mais e tivemos a oportunidade de conhecer novos colegas, sobre o que eles pensam acerca da humanização e aproveitamos para aumentar o convívio dentro da empresa onde a gente trabalha, então considero o saldo das palestras como positivo”, afirmou a colaboradora Sandra Martins.

Notificação

Os colaboradores também aprenderam sobre a importância das notificações compulsórias e como elas ajudam a equipe. A coordenadora do SCIRAS, Amanda Brogin, explicou quando se deve fazer uma notificação imediata.

“Essas notificações são de agravos e é por meio delas que a gente consegue classificar se aquilo é um surto ou não, se é uma possível epidemia ou pandemia. Durante esse processo notificatório, a gente aciona a vigilância epidemiológica e mostra para eles os nossos dados, então se surgem casos de dengue, a vigilância epidemiológica vai entrar em ação para evitar um possível surto de dengue na cidade”, finalizou.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.