Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

ISAC aborda a doença de Alzheimer nas UPAs Cidade Nova e Icuí

Getting your Trinity Audio player ready...

“Eu sempre me preocupei com a minha velhice”, disse a dona Maria Madalena, a “Madá”, como é conhecida a auxiliar de copa e cozinha da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas da Cidade Nova. 

“A mãe da minha nora sofre dessa doença e eu vejo de perto como devemos ter paciência e cuidado com quem tem isto. Não é fácil.”, afirmou a servente, de 59 anos, que trabalha na UPA há um ano e oito meses como  colaboradora do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organização social responsável pela gestão das Unidades de Pronto atendimento Cidade Nova e Icuí.

“Madá”, junto com enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos, entre outros, assistiu atenta a palestra ministrada na UPA Cidade Nova, intitulada “Alzheimer: Cuidar e Prevenir”. O evento aconteceu na última segunda-feira, 21, data alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Alzheimer. 

A promoção em saúde é uma constante nas unidades gerenciadas pelo ISAC, que na prevenção  como o melhor remédio para qualquer doença. “Enxergamos a necessidade de defesa e sensibilização  da sociedade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado ofertado, bem como do apoio e suporte aos familiares e cuidadores das pessoas que vivem com a Doença de Alzheimer”, explicou Vinicius Menezes, gestor de assistência e qualidade do ISAC.

Palestra

A palestra foi realizada pela gerontóloga, ciência que estuda o envelhecimento, Walquíria Alvez, que faz parte da Sociedade Brasileira de Geriatria e gerontologia (SBGG). 

Para a profissional, “a Doença de Alzheimer é a forma mais comum de Demência, constituindo cerca de 50% a 70% de todos os casos. Ela é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras), acarretando prejuízos na atividade ocupacional e social”, afirmou Walquíria que também ministrou a mesma palestra na UPA Icuí, na última quarta-feira, 23.

Segundo Madalena, o evento lhe proporcionou não somente conhecimento sobre como prevenir a doença, mas também experiência para poder passar à sua nora, que abdicou de tudo para cuidar da mãe. 

“Com atitudes simples eu posso prevenir a doença: comer melhor, se exercitar com frequência e se manter ocupada. São atitudes simples, né?”, destacou a servente com um sorriso espontâneo no rosto. “Quero chegar em casa e auxiliar a minha nora, dizendo que neste momento o melhor tratamento para a doença da mãe dela é o amor e isso eu sei que ela tem de sobra!”, disse Madalena.

Icuí

Na UPA Icuí a sala de reunião lotou com a presença dos colaboradores do ISAC que atuam na unidade. Eles acompanharam a palestra sobre o Alzheimer na tarde da quarta-feira, 23. Atentos, aprenderam sobre orientações quanto às causas, sintomas, tratamentos atuais, complicações e os devidos cuidados para a prevenção à doença.

Para a diretora da  unidade, Nerilene Ferreira, falar sobre Alzheimer já é uma questão de saúde pública. Ela revela que “o cenário é particularmente desafiador”. 

Nerilene ressaltou o fato de que  “ainda não há cura para a enfermidade e o objetivo do tratamento se limita a frear os sintomas. Então, nosso objetivo é discutir soluções que melhorem a qualidade de vida de pacientes e cuidadores no contexto de uma doença de evolução progressiva e inexorável, declarou.

 

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.