Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

ISAC apresenta balanço de dois anos de implantação da UTI Pediátrica.

Getting your Trinity Audio player ready...

Estatísticas e investimentos em capacitação e humanização colocam a unidade em padrões comparáveis aos grandes centros

 A UTI Pediátrica (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Municipal de Araguaína – HMA completou dois anos de funcionamento no último dia 20 de julho e a coordenação da unidade, gerenciada pela Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, celebrou a data com uma apresentação do balanço e evolução do serviço para autoridades municipais e comunidade, no auditório da Prefeitura de Araguaína.

 O coordenador da UTI e diretor técnico do HMA, Dr. Márcio Miranda Brito, foi o responsável por compartilhar os dados da UTI com o público e lembrou do empenho de vários profissionais durante a implantação do serviço.

 “Começar uma UTI do zero é um grande desafio, ainda mais porque era um serviço novo do qual os profissionais não estavam habituados. Então teve todo um período de capacitação, formação e de estruturação do serviço para que a gente conseguisse alcançar os resultados. É muito gratificante ver que a nossa cidade tem capacidade de oferecer um serviço de qualidade, que salva muitas vidas, um serviço que até então não existia. Por isso é tão prazeroso poder participar disso tudo”, destacou.

UTI de alto padrão

 Maria Dulcimary da Fonseca, Diretora geral das unidades gerenciadas pelo ISAC em Araguaína, ressaltou a qualidade alcançada pelo serviço.

 “Estamos comemorando esses dois anos de UTI com excelentes indicadores, uma sensação de dever cumprido que foi a  abertura do serviço e estabelecimento de um padrão alto se comparado as outras unidades Brasil afora”, disse.

Números que inspiram

 Um dos dados que mais chamou atenção dos participantes foi a taxa de mortalidade da UTI neste ano, que foi de 12,6%, uma redução de 15,5% em comparação à taxa de 2019, que foi de 14,9%. E ambas as estatísticas estão abaixo da média registrada em hospitais das regiões mais desenvolvidas do país.

 Outro dado relevante é a quantidade de altas para pacientes crônicos. No período apurado, 31 receberam alta, um número expressivo para uma UTI.

 Com a retaguarda dos leitos da unidade, o HMA já realizou 28 cirurgias cardíacas em menos de um ano e coloca Araguaína como centro de referência nacional para o procedimento.

 Hoje a unidade conta com estrutura física própria,, equipamentos médicos de ponta e uma equipe multiprofissional capacitada composta de médicos, enfermeiras, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, psicóloga, odontóloga, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, serviço social e engenheiro clínico.

Implementações

 No decorrer dos dois anos de UTI Pediátrica, a equipe multiprofissional participou de dezenas de cursos e treinamentos de qualificação e atualização com vistas à excelência na prestação do serviço.

 Profissionais cada vez mais especializados ingressaram no corpo clínico do hospital para prover todo o suporte necessário aos casos heterogêneos da UTI. Os investimentos em estrutura e humanização também chamam a atenção pelo impacto que têm no bem-estar de pacientes e acompanhantes.

Paixão e vidas infantis salvas

 O cardiologista e superintendente de assistência e qualidade do ISAC, Dr. Vinicius Menezes, lembrou que um dos indicadores mais importantes nesses dois anos de UTI Pediátrica são as vidas infantis salvas.

 “Os indicadores servem justamente para embasar isso, que a gente tem certeza que vidas salvas não foram à toa, foram fruto de muito trabalho, dedicação e paixão dos profissionais que compõe a equipe da UTI”.

 Visão também compartilhada pelo vice-prefeito de Araguaína, Fraudneis Fiomare.

 “Assisti à apresentação do Dr. Márcio e percebi que ele tem a paixão pela UTI, e para ser coordenador da UTI, você tem que ser quem você é, uma dedicação sem tamanho, é você transformar aquilo na coisa mais importante da sua vida, e eu percebi rapidamente que o Dr. Márcio tem essa visão, e é por isso que o ISAC é o sucesso que é em Araguaína”, pontuou.

Inovação

 A secretária Municipal de Saúde, Ana Paula Abadia, relembrou as dificuldades da implantação da UTI Pediátrica e agradeceu ao ISAC pela parceria diária. Ela também falou dos feitos realizados dentro da UTI, como a primeira cirurgia cardíaca pediátrica do Tocantins e a primeira captação de órgãos para transplante em Araguaína.

Dias de luta

 Representando a AMA, Associação Mães que Amam, Luis Eduardo Tolentino relembrou da luta travada para conseguir a implantação da UTI e agradeceu aos profissionais de saúde.

 “Eu peço a Deus que ilumine toda a equipe do HMA e a equipe da UTI pediátrica para que todos tenham a benção divina de receber um pai, uma criança e que possam continuar oferecendo esse trabalho de excelência”, finalizou.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.