Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Primeira cirurgia do “freio” da linguinha é realizada a beira leito no HMA

Getting your Trinity Audio player ready...

 

Antes o paciente era encaminhado para um serviço especializado e enfrentava espera por atendimento

O Hospital Municipal de Araguaína – HMA mais uma vez inovou nos procedimentos oferecidos aos pacientes e promoveu a primeira cirurgia de Frenectomia, que é a remoção do frênulo, conhecido como “freio” da língua, no próprio leito da enfermaria.

Os responsáveis pela operação foram a odontóloga hospitalar, Dra. Marlei Pires, com acompanhamento do fonoaudiólogo Dr. Aguivam Júnior. Normalmente, esse tipo de procedimento é realizado mediante a presença de uma equipe de cirurgia pediátrica completa, o que gerava uma espera para a cirurgia.

Mas, conforme explica a dentista, o procedimento é considerado simples e poderia ser agilizado.

“Realizamos a cirurgia com indicação da fonoaudiologia. Discutimos e entendemos que seria importante para que o bebê melhorasse a performance de sucção e deglutição durante a amamentação e pudesse ir para casa. O objetivo principal foi livrar o bebê da sonda. A mãe do paciente concordou com o procedimento e nos liberou”, disse.

“O meu papel foi realizar uma intervenção por meio da estimulação, a fim de adequar a sucção e deglutição do paciente. As orientações sobre amamentação são sempre reforçadas e as dúvidas apresentadas pelos pais são sanadas”, destacou o Dr. Aguivam.

Como aconteceu

A frenectomia foi realizada à beira leito, sob anestesia local e imobilização da língua com instrumento adequado. Foi feito um pequeno corte na membrana que prendia a língua (frênulo) e compressão para impedir sangramento. Também foi utilizado laser de baixa potência para promover a cicatrização local.

“O procedimento cirúrgico demorou em torno de 10 minutos. O bebê foi imediatamente colocado no colo da mãe e, com tranquilidade, foi estimulado a sucção. Foi uma grande satisfação poder contribuir com a qualidade de vida de mais um pequenino. É enriquecedor fazer parte de uma equipe multiprofissional, tornando possível o que já foi difícil um dia”, destacou Dra. Marlei.

Esse tipo procedimento no próprio leito da enfermaria só é possível por causa da composição multiprofissional das equipes que atendem no HMA, gerido pelo Instituto Saúde e Cidadania – ISAC. O serviço evita que mais pacientes entrem nas filas de espera por cirurgias no serviço público de saúde.

O que é o frênulo

O Frênulo Lingual Curto, mais conhecido como “língua presa”, é mais comum do que se imagina. Trata-se de uma alteração que ocorre na fixação da língua na parte debaixo da boca. A condição pode gerar diversas alterações fisiológicas, como dificuldade na sucção, mastigação, deglutição e fala, já que a língua não consegue fazer o movimento adequado.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.