Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Mulher faz exame de raio x. Um profissional de saúde está ao ado dela.

Segurança do paciente: trabalho que requer a dedicação de todos os colaboradores

Getting your Trinity Audio player ready...

Live no canal do ISAC no YouTube debate sobre a responsabilidade de cada um

Qual é o meu papel enquanto colaborador no processo de segurança do paciente? Essa foi uma das reflexões feitas durante a live realizada na terça-feira, 14, no canal do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania no YouTube.

Mediado pela comunicóloga Ana Negreiros, o bate-papo, que faz parte da I Semana Integrada de Segurança do Paciente, reuniu colaboradores de UPAs – Unidades de Pronto Atendimento e hospitais administrados pelo ISAC.

A conversa começou com a apresentação das seis metas internacionais de segurança do paciente, citadas pelo técnico de Enfermagem Marcus Vinícius, da UPA Cidade Nova, em Ananindeua, no Pará. “A primeira meta, que é identificar o paciente corretamente, é a principal e serve como esqueleto para todas as outras”, disse.

Envolvimento

Outra questão levantada durante a live foi sobre a expectativa do paciente ao chegar às Unidades de Pronto Atendimento. “O paciente espera ser acolhido com respeito e humanização. E é isso que sempre procuramos fazer desde o primeiro contato com ele”, enfatizou a enfermeira Tatiane Dias, que atua na gestão da Qualidade nas unidades de Araguaína.

Lemuel Leandro, coordenador assistencial do Hospital Ib Gatto Falcão, no estado de Alagoas, ressaltou que o processo de envolvimento com o paciente já no primeiro atendimento também faz parte da segurança do paciente.

Débora Bicalho, coordenadora de Enfermagem no HECC – Hospital Estadual de Combate à Covid-19, em Palmas, lembrou a importância de se colocar no lugar do outro, entender suas necessidades e saber ouvir. São atitudes simples, que levam segurança ao paciente. “Essa semana vivenciamos isso. Uma paciente tinha um certo carinho por um objeto e a gente estudou um meio de colocar a paciente em posse deste objeto, porque sabíamos que isso levaria segurança para ela”, disse.

Equipe integrada

Leonardo Paixão, enfermeiro na UPA Icuí, no Pará, disse que toda a equipe precisa estar integrada e envolvida com o tratamento do paciente, desde a recepção. “O acolhimento começa na chegada. A forma como ele vai ser tratado, mesmo antes de passar pela triagem, é muito importante, porque quando todos se envolvem com aquele paciente, o trabalho em equipe vai funcionar como um todo”, contou.

O papel da Psicologia na segurança do paciente também foi destaque durante o bate-papo. A psicóloga Patrícia Suruagy, do Hospital Ib Gatto Falcão, reforçou que é importante o colaborador fazer a reflexão de quem ele é no atendimento do paciente.

“Todos nós devemos fazer esta reflexão antes de iniciar o atendimento. O papel da Psicologia é muito importante na segurança do paciente assim que ele entra no hospital, mesmo antes de receber os primeiros cuidados, pois o paciente já entra emocionalmente fragilizado”, afirmou ela.

A experiência que o paciente vivencia em uma unidade de saúde foi outro ponto abordado. “Ele vive uma experiência de forma única, e isso depende da gente, por isso o meu cuidado é um diferencial. Essa cultura do cuidado tem que ser fortalecida, todos precisam fazer parte deste momento, sabendo que estamos ali para cuidar e transformar vidas”, disse a enfermeira Tatiane Dias.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.