Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Foto de várias pessoas em pé, lado a lado, de frente para a câmera. Todas usam máscara. Na frente delas há dois suportes brancos e grandes, onde tem o bolo do aniversário e outras comidas. No fundo há um arco de balões azul e prateado. Pelo chão da sala há vários papeis picados.

UPA celebra cinco anos com mais de meio milhão de atendimentos

Getting your Trinity Audio player ready...

Trapiche da Barra é a única UPA certificada pela Organização Nacional de Acreditação em Alagoas

Referência para 300 mil moradores de Maceió (AL), a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra completou cinco anos nesta terça-feira, 30/3. Em meia década foram realizados cerca de 555 mil atendimentos. A unidade é custeada pela Prefeitura de Maceió e gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, que garante assistência humanizada, segura e qualificada por meio do SUS – Sistema Único de Saúde.

Dentre os diferenciais da unidade destaca-se a certificação concedida pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. A unidade é a única UPA do Estado de Alagoas com o selo ONA.

O selo ONA 1 – Acreditado foi concedido pela primeira vez à unidade em 2019 e renovado no ano passado, reconhecendo a adoção de padrões internacionais de qualidade e segurança no posto de emergência.

Balanço

Em cinco anos, a unidade realizou mais de meio milhão de atendimentos. São mais de 411 mil acolhimentos na área de Clínica Médica, 67 mil em Pediatria, 43 mil atendimentos ortopédicos e mais de 6,5 mil pacientes assistidos em Odontologia.

Além disso, a UPA ofertou cerca de 190 mil exames laboratoriais e mais de 105 mil procedimentos diagnósticos de imagem.

Estrutura e serviços

A unidade tem capacidade para atender cerca de 350 pacientes por dia e é referência em média complexidade para 300 mil moradores da região desde a inauguração. Possui 16 leitos, sendo 11 para atendimento de pacientes com covid-19.

O posto dispõe ainda de equipes de Odontologia para atender os casos de infecção dentária, dor de dente, hemorragias gengivais após extração dentária, queda de próteses provisórias, conhecidas como coroas, e casos de pequenos traumas dentários provocados por quedas, acidentes ou outras causas.

Excelência

A unidade adota a Trilha Vital de governança assistencial. O modelo garante qualidade, segurança e humanização ao atendimento.

Segundo a presidente do ISAC, Evane Corbacho, a certificação ONA comprova a qualidade da assistência prestada à população pela UPA Trapiche da Barra.

“Implantamos processos, políticas e protocolos bem definidos e compartilhados com a equipe para mitigar riscos e reduzir erros. Temos compromisso com a vida, por isso aplicamos um sistema de gestão que prima pela segurança do paciente por meio de uma assistência humanizada e qualificada. O reconhecimento do selo de acreditação ONA é fruto do empenho de toda equipe e da nossa busca incessante pela melhoria contínua no atendimento”, explicou Evane.

Comemoração

O aniversário da UPA foi celebrado pelos colaboradores nesta terça-feira, 30/3. Os profissionais participaram de um café da manhã, respeitando os protocolos de segurança para prevenção da covid-19. Na ocasião, os gestores relembraram a trajetória da equipe ao longo desses cinco anos e agradecerem pelo empenho de todos.

O momento também foi de celebração dos aniversariantes do mês e dos profissionais que se destacaram em março.

Para Flávia Pontes, diretora-geral da unidade, “é uma alegria enorme poder participar desse momento tão importante, data que simboliza uma trajetória pautada de anos e anos ajudando a salvar vidas, construindo uma história e sendo referência em qualidade assistencial em Alagoas e no Brasil”.

A diretora-geral complementa: “Registramos nosso respeito, admiração, cuidado e amor por aqueles que passaram pela nossa UPA e também os que estão com a gente hoje e que lutam diariamente por um bem supremo, que é a saúde e a vida dos nossos pacientes”.

A coordenadora do SCIRAS – Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, Isnara Bertoldo, também comentou sobre a trajetória na UPA.

“Comecei no ISAC há cinco anos, como enfermeira assistencial, e pude acompanhar desde o começo todo o esforço para alcançar tudo que temos conquistado. Aqui tive a oportunidade de crescimento profissional que me desafiou a buscar novas perspectivas de atuação. Hoje sou fruto dos ensinamentos proporcionados pela instituição e faço de todos os dias uma oportunidade de ser melhor naquilo que faço. Tenho imensa gratidão a tudo e a todos que fazem parte da família ISAC”, disse ela.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.