Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

UPA Trapiche realiza 1º Simpósio de Manejo de Riscos à Saúde – Sepse e Segurança do Paciente

Getting your Trinity Audio player ready...

Gerenciada pelo ISAC, UPA Trapiche da Barra é uma das 60 unidades do país escolhidas para implantação do protocolo do Hospital Sírio-Libanês e do Ministério da Saúde

Acontece na quarta-feira (30 de setembro), no auditório do Marina’s Hotel Maceió, das 07 às 16 horas, o 1º Simpósio de Manejo de Riscos à Saúde – Sepse e Segurança do Paciente promovido pala Unidade de Pronto Atendimento – UPA Trapiche da Barra, posto administrado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, em Maceió.

A UPA Trapiche da Barra foi uma das 60 unidades do país escolhidas pelo Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde para implantação do projeto de sepse. O objetivo desse programa é implementar melhorias de processos que permitam aos profissionais de saúde reconhecer quando o paciente chega à UPA com sepse e resgatar rapidamente à saúde por meio de um pacote de medidas estabelecidas pelo protocolo assistencial.

“Temos feito da segurança do paciente e do cuidado centrado no paciente os diferenciais da nossa unidade. E isso vem com o Jeito ISAC de atuar, que  adotou a Trilha Vital de Governança Assistencial, no qual o cuidado é uma cultura que está cada vez mais fortalecida entre nós”, revelou Flávia Pontes, diretora geral da unidade.

Tratamento

Entre as medidas que foram implantadas na unidade de emergência para a capacitação no reconhecimento e tratamento precoce da sepse estão o rastreamento da condição de casos suspeitos, a implementação de protocolo para administração precoce de antibióticos e o treinamento de equipe de alta performance capacitada para abordagem da sepse.

A atualização incluiu as medidas desejáveis como por exemplo, exames laboratoriais e administração de medicamentos, que quando empregadas adequadamente, contribuem para reduzir significantemente a taxa de mortalidade.

Vinicius Menezes, gestor de assistência e qualidade do ISAC, conta que a unidade tem sido destaque pela excelência ofertada para a segurança do paciente. “O nosso processo de governança assistencial tem evoluído de forma contínua beneficiando assim o paciente, que ganha com a qualidade e segurança do serviço prestado”.

Covid-19

Por conta da pandemia, o evento contará com distanciamento social e respeitará todas as normas sanitárias. Além disso, será transmitido on-line para outras unidades de saúde. “Estamos promovendo saúde e por isso, já orientamos todos os participantes sobre o respeito às normas relacionadas à covid-19, como o uso de máscaras e distanciamento seguro”, destacou Flávia Pontes.

 

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.