Getting your Trinity Audio player ready...
|
‘Cuidar de si é a maior prova de amor’ é o mote criado pelo ISAC para o Dezembro Vermelho
A cada 15 minutos uma pessoa é infectada pelo vírus HIV no Brasil. O dado alarmante divulgado pelo Ministério da Saúde poderia ser evitado por meio de uma prática simples: a prevenção.
Com o objetivo de chamar atenção para importância do autocuidado, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania aderiu ao Dezembro Vermelho, mês que marca a mobilização em todo planeta para prevenção da Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).
“O autocuidado é a atitude certa para viver com segurança e bem-estar. A prevenção depende das nossas escolhas pessoais e a primeira delas deve ser evitar situações de risco. Se prevenir continua sendo a melhor maneira de evitar a Aids ou qualquer outra IST. Promover saúde e uma cultura do cuidado faz parte do Jeito ISAC de Ser. Por isso estamos engajados no movimento pela vida e na luta contra o preconceito”, destacou Vinícius Menezes, gestor de Assistência e Qualidade do ISAC.
Prevenção
Cuidar de si é a maior prova de amor. Quando o assunto é prevenção, evitar situações de risco deve ser a primeira escolha. A prática de sexo seguro com o uso do preservativo tanto feminino quanto masculino continua sendo a melhor forma se manter livre da contaminação.
Para os casos onde o indivíduo teve uma possível exposição ao vírus, unidades de urgência e emergência de todo o país dispõem da Profilaxia Pós-Exposição. No método que tem ação eficaz em até 72 horas após possível infecção, são intervenções biomédicas baseadas no uso de antirretrovirais.
Diagnóstico
Conhecer o quanto antes a sorologia positiva para o HIV aumenta muito a expectativa de vida e é importante para quebrar precocemente a cadeia de transmissão do vírus. Quem se testa com regularidade, busca tratamento no tempo certo e segue as recomendações da equipe de saúde ganha muito em qualidade de vida.
Em todo país, o Sistema Único de Saúde oferece o teste rápido para diagnóstico do HIV feito a partir da coleta de sangue ou por fluido oral. O exame pode ser feito de forma anônima e o resultado sai em até 30 minutos.
Tratamento
Classificada como doença crônica, a Aids requer um cuidado contínuo. O SUS oferta tratamento integral ao portador da doença por meio de equipes multidisciplinares e uso de medicamentos antirretrovirais. Com o acompanhamento continuado e ininterrupto, o portador de HIV pode viver com uma boa qualidade de vida e com a doença controlada.
Preconceito
A Aids ainda é uma doença cercada de estigmas e preconceito. A exclusão social faz com que as pessoas demorem para fazer testes e procurar tratamento precocemente. Deixar o medo e a discriminação de lado é a melhor forma de vencer a luta contra a Aids.