Getting your Trinity Audio player ready...
|
Ações integram o Movimento pela Vida, que incentiva o autocuidado
Cerca de 38 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo, segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids). O vírus da imunodeficiência humana, que é o causador da Aids, é uma infecção sexualmente transmissível que ataca o sistema imunológico e impede que o organismo se defenda de doenças.
Neste mês, as unidades gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania realizarão diversas ações de incentivo à prevenção do HIV e combate ao preconceito.
Na Bahia, os colaboradores dos Multicentros de Saúde Vale das Pedrinhas e Carlos Gomes adotaram o lenço vermelho ao visual para chamar atenção das pessoas que procuram atendimento nessas unidades.
Além disso, eles têm orientado os usuários sobre maneiras de prevenir a doença, formas de contágio, principais sintomas e tratamento.
A costureira Vânia Oliveira, de 35 anos, participou de uma das orientações enquanto aguardava consulta no ambulatório de Doença Falciforme. “Meu tio teve Aids e morreu muito jovem. Ele demorou a procurar tratamento e, quando descobriu, era tarde demais. É muito importante as pessoas se protegerem. A Aids é uma doença muito séria”, comentou a usuária.
Pará
No Pará, a campanha Dezembro Vermelho também faz o alerta. Nas UPAs – Unidades de Pronto Atendimento Cidade Nova e Icuí, ambas em Ananindeua, colaboradores e usuários são orientados sobre o tema.
As unidades também estão disponibilizando gratuitamente testes rápidos para os participantes das ações.
Testagem
Fora da campanha, esse serviço já é prestado para colaboradores das UPAs que sofrem acidente de trabalho com materiais perfurocortantes e, ainda, para vítimas de abuso sexual.
Nesses casos, além de teste rápido para HIV, as unidades fornecem a primeira dose da profilaxia para evitar contaminação.
A testagem também é realizada nos dois multicentros de saúde da Bahia. O exame pode ser feito de forma anônima e o resultado sai em até 30 minutos. Os pacientes identificados com sorologia positiva são encaminhados para a rede especializada para dar início ao tratamento com uma equipe multidisciplinar.
Orientação
Como parte da programação do Dezembro Vermelho, o ISAC acaba de lançar um e-book com informações sobre a Aids.
O material foi escrito com o apoio técnico da enfermeira Paula Souza Santos e integra as ações do Movimento pela Vida, programa criado pelo ISAC para promover saúde e contribuir com o autocuidado em prol de uma vida saudável.
O e-book pode ser baixado gratuitamente no site do ISAC.