Getting your Trinity Audio player ready...
|
Brasil representa 7% dos mais de 16 mil signatários da iniciativa
O ISAC – Instituto Saúde e Cidadania aderiu à maior iniciativa mundial de sustentabilidade corporativa: o Pacto Global da Nações Unidas. Com isso, a instituição se compromete a desenvolver ações que contribuam para a promoção dos direitos humanos, trabalho, meio ambiente e para o enfrentamento à corrupção.
Atualmente, mais de 16 mil empresas integram a iniciativa em todo o mundo. Destas, somente 7% são brasileiras.
Dentre as ações já desenvolvidas pelo ISAC, obedecendo às diretrizes do pacto, destacam-se a ocupação de cargos de alta liderança em mais de 80% por mulheres, o uso de ferramentas de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos seus canais de comunicação e a adoção do Compliance como ferramenta contra a corrupção.
Evane de Lourdes Ferreira Simonassi Corbacho, presidente do ISAC, explica que o instituto tem compromisso com o desenvolvimento humano e a sustentabilidade. “Temos como pilares da nossa atuação a valorização e respeito às pessoas; a humanização, a melhoria contínua e a sustentabilidade. Ao aderirmos ao Pacto Global, assumimos o compromisso que torna a nossa missão ainda maior, ultrapassando fronteiras pela garantia dos direitos humanos e da sustentabilidade”, disse Evane.
Ações afirmativas
Também fazem parte das estratégias adotadas pelo ISAC como parte do Pacto Global ações de engajamento e educação em saúde para o público LGBTQIA+. Um exemplo disso foi a campanha Novembro Azul, que incluiu orientações sobre a prevenção do câncer de próstata para mulheres trans, travestis e pessoas com identidade de gênero não-binária em todas as unidades que gerencia no Brasil.
O empoderamento feminino é outro destaque no planejamento do instituto. Agora, a cada três meses, o NEPES – Núcleo de Educação Permanente e Estágios em Saúde, realizará oficinas, palestras e rodas de conversa para colaboradoras e usuárias das unidades com base nos Princípios de Empoderamento das Mulheres criados pela ONU.
Sobre o Pacto
Lançado em 2000, o Pacto Global incentiva as empresas a estabelecerem suas estratégias e operações de acordo com os 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.
Os signatários do Pacto também se comprometem para o alcance da agenda global de sustentabilidade, incluindo a Agenda 2030, que tem como principal pilar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS.
Os 10 Princípios
- As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.
- Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
- As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.
- A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
- A abolição efetiva do trabalho infantil.
- Eliminar a discriminação no emprego.
- As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.
- Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.
- Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
- As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.