Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Vários colaboradores posam juntos, de frente para a câmera. Todos usam máscara. Ao centro, duas mulheres seguram um bolo.

HMA celebra dois anos de cirurgia pediátrica com mais de 770 procedimentos realizados

Getting your Trinity Audio player ready...

Serviço ajudou a zerar a lista de espera por TFD nos casos de baixa e média complexidades

Foi-se o tempo em que, para passar por uma cirurgia pediátrica, as crianças de Araguaína e região precisavam entrar em uma extensa fila de espera para serem atendidas na capital Palmas ou em outros Estados. Graças aos esforços do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania e parceiros, os pacientes infantis passaram a encontrar atendimento de qualidade e cirurgias complexas por aqui mesmo.

E para celebrar os dois anos de implantação do serviço de cirurgia pediátrica no Hospital Municipal de Araguaína – HMA, o ISAC convidou seus médicos, representantes da Prefeitura e autoridades locais para participar de uma simbólica festa de aniversário.

Participaram do encontro as cirurgiãs pediátricas Nyrla Yanoe e Joyce Lisboa, a gerente de operações do ISAC Araguaína, Maria Dulcimary, o diretor-geral das unidades ISAC em Araguaína, Waldemar Cardoso, a secretária de Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia e, por uma plataforma on-line, médicos, colaboradores do ISAC e o defensor público Arthur Luiz Pádua.

Atendimentos e cirurgias

As médicas cirurgiãs mostraram aos presentes o resultado de dois anos de cirurgia pediátrica no HMA.

De dezembro de 2018 até dezembro de 2020, foram feitas 1.852 consultas. A média foi de 74 consultas por mês.

Além disso foram realizadas 425 cirurgias eletivas e 349 emergenciais, somando um total de 774 cirurgias.

Esse quantitativo seria bem maior se não fosse a pandemia. É que, entre abril e julho de 2020, as cirurgias eletivas foram suspensas devido à Covid-19.

“É um grande prazer fazer parte dessa equipe. Enfrentamos muitos desafios desde a implementação do serviço até alcançarmos os bons resultados que temos hoje”, destacou Nyrla.

Segundo a médica, “não é possível fazer nada sozinho. É necessário contar com uma equipe especializada e bem treinada para conseguirmos, cada vez mais, obter o melhor resultado para todas as crianças de Araguaína e região que precisam de tratamento cirúrgico”.

Como era antes

Antes do serviço ser oferecido dentro do HMA, as crianças precisavam entrar em uma fila de espera por Tratamento Fora de Domicílio – TFD.

Waldemar Cardoso destacou a vitória que foi ter zerado a fila do TFD para cirurgias de baixa e média complexidades.

“A necessidade por atendimento em outras cidades foi um dos motivos de o ISAC ter buscado oferecer esse serviço aqui mesmo. Então, zerar essa fila foi um ganho muito grande para a qualidade de vida dos pacientes”, disse.

“Com a implantação da cirurgia pediátrica no HMA, nós praticamente eliminamos a necessidade do TFD. Não deixamos de usar completamente por falta de tecnologia e equipamentos para os casos bem complexos e que hoje só são feitos em hospitais muito especializados, mas os demais casos que nós temos a capacidade instalada para resolvermos são solucionados aqui”, explicou Maria Dulcimary.

Atendimento para pacientes de todo o Estado

“Nós vemos o quanto Araguaína ganhou a partir dessa parceria com o ISAC, o quanto de oferta de serviços nós aumentamos. Graças a esse esforço conjunto, somos capazes de atender os 64 municípios da região macro norte e todos os pacientes do Estado do Tocantins que necessitam de cirurgia cardíaca pediátrica e da UTI pediátrica”, destacou a secretária de saúde de Araguaína.

O defensor público Arthur Luiz Pádua elogiou o ISAC durante a live de aniversário. “Parabenizo toda a equipe de trabalho, médicos, enfermeiros e todos os profissionais envolvidos. Esperamos que cada dia mais esse serviço seja fortalecido em nosso Estado”, finalizou.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.