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Unidades são referência em urgência e emergência de média complexidade
As UPAs – Unidades de Pronto Atendimento do Icuí e da Cidade Nova, ambas em Ananindeua, realizaram 165.869 atendimentos no ano passado, entre atendimento de urgência e emergência e exames por imagem e de análises clínicas.
Com atendimento de média complexidade, essas unidades são gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.
Cerca de 76% dos atendimentos foram registrados na unidade da Cidade Nova, única UPA do município que conta com as especialidades de traumatologia e odontologia.
Já a UPA do Icuí atendeu 26.456 pessoas e realizou 13.350 procedimentos, entre fevereiro e dezembro. A unidade passou a ser gerenciada pelo ISAC em 2020.
No ano passado, essas unidades registraram um índice de satisfação do usuário de 98%. A coleta é feita pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, responsável por receber sugestões, elogios e reclamações de pacientes e acompanhantes.
Os registros são feitos por meio de formulários on-line, urnas espalhadas pelas unidades, e-mail, WhatsApp e pesquisa nos leitos.
Humanização
Aline Ferreira, de 25 anos, foi uma das pacientes atendidas em 2020 na UPA Cidade Nova.
“Eu não podia nem andar de tanta dor de cabeça que eu sentia naquele dia. Pensei que fosse morrer, mas um rapaz na recepção me ofereceu total ajuda no meu caminhar até que eu recebesse atendimento médico. Nunca vi isso na vida”, contou ela.
A organização da unidade também chamou a atenção da usuária. “Também achei tudo muito organizado, o ambiente estava extremamente limpo e organizado. Coisa de primeiro mundo”, completou.
Icuí
Em 2020, tanto a UPA Icuí quanto a da Cidade Nova passaram por melhorias.
No Icuí, dentre as principais melhorias, destacam-se a climatização de toda a unidade, instalação de um sistema de monitoramento de câmera e vigilância 24 horas, modernização da triagem e substituição do prontuário de papel pelo prontuário eletrônico.
Segundo a diretora da UPA, Nerilene Ferreira, a adoção da classificação de risco também tornou o acolhimento mais humanizado e ágil.
“A nossa unidade trabalha com uma média de 250 pacientes por dia. Como trabalhamos com o sistema de classificação de risco, o paciente é atendido de acordo com a gravidade do problema. Os casos são identificados por cores, ou seja, dependendo da cor se classifica a prioridade”, explicou a diretora.
Cidade Nova
Na UPA Cidade Nova, por meio de uma parceria entre com a Prefeitura Municipal, o ISAC fez diversas melhorias após um processo de otimização de recursos.
Dentre elas destacam-se: a revitalização da fachada, o novo fluxo de entrada das ambulâncias, a criação de uma sala de apoio para surtos epidemiológicos e a nova sala de guarda temporária de cadáveres.