Getting your Trinity Audio player ready...
|
O espaço será higienizado após a presença de cada grupo de pacientes e acompanhantes
Para alegria dos pacientes internados e acompanhantes, a brinquedoteca do Hospital Municipal de Araguaína – HMA foi reaberta no último dia 1º, depois de passar quase um ano fechada por causa da pandemia da covid-19.
O espaço de brincadeiras e diversão é um recurso lúdico e terapêutico usado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania com o objetivo de amenizar os impactos causados pela hospitalização dos pacientes infantis.
Medidas de segurança
Devido à alta taxa de infecção da covid-19, novas regras de acesso e uso do espaço foram adotadas:
1. Será permitida a permanência de, no máximo, 3 crianças e seus acompanhantes;
2. O tempo dentro da brinquedoteca não deve ultrapassar os 20 minutos;
3. O ambiente é contraindicado para crianças com quadro febril, sintomas gripais, sem acompanhante ou para pacientes em isolamento;
4. As crianças também estarão acompanhadas da brinquedista e da terapeuta ocupacional;
5. O ambiente será completamente higienizado antes que um novo grupo de pacientes use o espaço.
Alegria com a volta
A brinquedista do HMA, Isaíra Lima, conta que via a tristeza estampada no rosto dos pacientes por não poder sair do quarto para brincar com outras crianças.
“A brinquedoteca é muito importante. Os pequenos ficavam chateados, porque não podiam ir no quarto do amiguinho para brincar, não podiam se divertir com os brinquedos, nem assistir um filme infantil”, destaca.
A disponibilidade de um espaço mais colorido e lúdico é fundamental durante o processo de internação, especialmente complexo para as crianças, que foram afastadas das atividades do dia a dia, da rotina, do ambiente familiar, da escola e dos amigos.
“Quando a gente estimula o brincar, as atividades lúdicas e a diversão, o efeito nos pacientes é muito bom. Eles ficam mais receptivos ao tratamento e o tempo de hospitalização acaba sendo menor”, explica a terapeuta ocupacional do HMA, Jéssica Monique.