Getting your Trinity Audio player ready...
|
Intercâmbio contribuirá para o fortalecimento da rede de apoio às vítimas de violência sexual em Alagoas
Os membros da Comissão do Cuidado Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em situação de Violência do Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo (AL), realizaram uma visita técnica ao Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira.
Ambas as unidades hospitalares integram a RAVVS – Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual de Alagoas no atendimento de pessoas que sofrem esse tipo de agressão no estado.
Durante a visita, os colaboradores do Ib Gatto Falcão puderam conhecer a área lilás, um espaço de acolhimento e atendimento a essas vítimas no Hospital da Mulher.
Lá, o acolhimento é feito por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, enfermeiras, psicólogas e médicos.
O encontro consistiu na troca de experiências entre as duas equipes. “Esse momento foi muito significativo para fortalecermos a atuação da Rede aqui no Ib Gatto e podermos construir novas estratégias junto a nossa equipe”, destacou Maryanna Lins, assistente social do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.
Violência sexual
Dados da organização não governamental World Vision estimam que 85 milhões de crianças e adolescentes tenham sido vítimas de violência sexual durante a pandemia da covid-19 em 2020.
O número alarmante torna-se ainda mais crítico por conta do isolamento social, período em que as famílias estão mais confinadas e o ambiente doméstico fica ainda mais vulnerável à ocorrência desse tipo de crime.
Em Alagoas, as vítimas podem fazer denúncias de violência sexual de forma anônima e gratuita para as autoridades de segurança público. O telefone para denunciar é 0800 284 5415.