Getting your Trinity Audio player ready...
|
Ações ajudam a tornar o ambiente mais leve para colaboradores e pacientes
Nas unidades de saúde gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, o Carnaval também é um momento de diversão. Na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, em Alagoas, por exemplo, os colaboradores percorreram os corredores ao som de frevo.
Segundo a diretora-geral da unidade, Flávia Pontes, a iniciativa ajuda a aliviar a tensão natural do ambiente, tanto para os colaboradores quanto para os pacientes.
“Esse ano, a festa de Carnaval foi diferente, mas nem por isso faltaram alegria e adereços para a nossa equipe celebrar. O momento foi de animação e frevo para equipe descontrair! Todos entraram no clima e foi só diversão”, comentou a diretora.
No Hospital Ib Gatto Falcão, também no estado de Alagoas, a folia contou com a apresentação de uma orquestra.
Araguaína
Já no HMA – Hospital Municipal de Araguaína, quem passou o Carnaval internado foi surpreendido pelo clima de animação. Lá, o GTH – Grupo de Trabalho Humanizado do ISAC preparou para os pequeninos um kit com livro de colorir, lápis de cor e uma máscara de Carnaval para ser decorada.
“A minha filha Maria Rita estava tristinha. Agora ela conseguiu se alegrar, mostrar um semblante mais suave pra gente. Ela estava meio pra baixo e agora está mais esperta e brincando com a máscara de Carnaval”, disse a mãe da paciente, Darlene Rodrigues de Alencar.
Humanização
A terapeuta ocupacional do HMA, Jéssica Monique, explicou que a atividade simbolizando o Carnaval trabalhou a humanização do ambiente hospitalar e ajudou as crianças a ressignificarem o período de internação.
“Essas ações que modificam o processo de hospitalização favorecem a aceitação da criança ao tratamento. Ela se torna mais receptiva e melhora a relação com a equipe de profissionais de saúde que atuam no hospital”, pontuou Jéssica.
Pedro Santa Brígida é pai do Pedro Júnior. Ele parabenizou a equipe do hospital pela programação de Carnaval.
“Achei a atitude ótima. A criança se sente mais especial nessa data, apesar da internação e tratamento dos problemas de saúde. Meu filho agora tem um monte de coisas novas pra brincar”, finalizou o pai.