Getting your Trinity Audio player ready...
|
Administrada pelo ISAC, unidade garante assistência humanizada aos usuários
Custeado pelo Governo do Tocantins e gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, o HECC – Hospital Estadual de Combate à Covid-19 completou seis meses de funcionamento neste domingo, 21/2. A unidade atende exclusivamente pacientes infectados pelo novo coronavírus.
Ao longo desse período, 571 pessoas foram acolhidas no hospital, das quais 376 receberam alta por melhora, 105 foram transferidas para outras unidades hospitalares e 53 foram a óbito.
Em meio ano de atendimento, momentos emocionantes foram vivenciados no HECC. São histórias como a do farmacêutico Francisco Sousa. Morador de Ponte Alta do Tocantins, ele passou 11 dias seguidos fazendo visitas diárias até a porta do hospital, em Palmas, local onde o filho José Hugo Sousa estava internado na UTI – Unidade de Terapia Intensiva.
Com as visitas presenciais suspensas, essa foi a maneira que seu Francisco encontrou para tentar ficar o mais próximo possível do filho. O ato de dedicação do pai comoveu a equipe do ISAC. Eles prepararam uma surpresa para ambos: levaram José Hugo até uma janela do primeiro andar e, assim, pai e filho puderam finalmente conversar à distância por alguns minutos.
“Foram dias difíceis, angustiantes, longe da família. Mas com a ajuda e comprometimento de toda a equipe do hospital pude vencer esse vírus aterrorizante. O HECC conta com profissionais qualificados, bastante humanizados e que dão o máximo de si para cada paciente atendido. Agradeço à direção e a cada profissional. Que Deus abençoe vocês com muita sabedoria para continuarem salvando vidas como aconteceu com a minha”, agradeceu José Hugo.
Cuidado humanizado
Outro paciente que agradece pelo cuidado recebido na unidade é Francisco Leandro. Ele ficou internado no HECC por quase dois meses e, no dia de sua alta, recebeu o carinho da equipe e dos familiares enquanto percorria os corredores do hospital.
Nathália, que é esposa do paciente, lembra desse momento com alegria. “Foram 45 dias difíceis. Mas vencemos e hoje ele está conosco. Quero primeiro agradecer a Deus e, em segundo, por todo cuidado e dedicação dos profissionais do hospital. Foi um cuidado humanizado”, disse ela.
Superação
Para a diretora-geral do HECC, Cynthia Rosa, fazer parte da recuperação dos pacientes mostra que todo empenho empreendido pelas equipes tem valido a pena.
“São seis meses muito intensos, com histórias de superação que têm nos inspirado. Sabemos que o momento é desafiador, mas a cada paciente que recebe alta, renovamos nossas forças para continuarmos oferecendo uma assistência de qualidade e segura para todos os nossos beneficiários”, afirmou a diretora-geral.
Acompanhamento familiar
A comunicação sobre o estado de saúde dos pacientes é feita exclusivamente a familiares autorizados e por meio de boletins humanizados. Também são realizadas visitas virtuais, conforme autorização médica para cada caso. Por uma questão de segurança, visitas presenciais aos pacientes são proibidas.
“Todos os nossos atendimentos são baseados em uma metodologia de humanização, qualidade assistencial e segurança do paciente. Somos pessoas cuidando de pessoas. Então, precisamos garantir que cada paciente e familiar sinta-se acolhido, valorizado e com a atenção que o tratamento requer”, afirmou o médico Vinicius Barbosa Cavalcante Menezes, gestor de assistência e qualidade ISAC.
Estrutura
Inaugurado em agosto de 2020, o Hospital Estadual de Combate à Covid-19 é referência no enfrentamento ao vírus no Tocantins. A unidade possui 70 leitos, sendo 60 clínicos e 10 de UTI.
No total, mais de 300 profissionais estão envolvidos no funcionamento do hospital, entre colaboradores diretos, terceirizados e médicos. As especialidades médicas ofertadas na unidade são: Infectologia, Cardiologia, Radiologia, Nefrologia, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral e Anestesiologia.
“Contamos com uma ampla equipe multidisciplinar que proporciona uma assistência mais eficiente ao paciente internado. A implantação dos protocolos avançados baseados no Jeito ISAC de cuidar também é um dos fatores determinantes para o alto índice de recuperação dos pacientes no estado”, destacou Cleber Henrique da Silva, diretor técnico do HECC.
Nesta segunda-feira, 22/2, o hospital funcionou com 100% de ocupação dos leitos de UTI e 62% de lotação dos leitos clínicos.