Getting your Trinity Audio player ready...
|
Abordagem integrada melhora a comunicação entre os colaboradores e reduz o tempo de internação
Nas unidades gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, a busca pela melhoria contínua é o pilar da segurança dos pacientes e da qualidade do atendimento. Para isso, a equipe trabalha de forma integrada, avaliando em conjunto os casos acolhidos.
Essa prática é chamada visita multi e faz parte da Trilha Vital, que é a política de governança assistencial do instituto.
Ela reúne a beira leito profissionais de todas as especialidades envolvidas no atendimento ao paciente, como médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, farmacêuticos, biomédicos e odontólogos, dentre outros.
Na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, em Maceió, esse momento inclui a participação de um familiar do paciente. Lá, todos os dias, a visita multi trata dos casos mais críticos atendidos nas áreas de observação adulto e pediátrica (área amarela) e no setor de atendimento a pacientes em estado grave (área vermelha).
Diálogo
No HECC – Hospital Estadual de Combate à Covid-19, em Palmas, a equipe se reúne duas vezes por semana para discutir os casos em conjunto.
Segundo o coordenador de Fisioterapia da unidade, Douglas Santos, nesse momento, a equipe multiprofissional avalia aspectos como prognóstico do paciente, próximos passos do tratamento e previsão de alta.
“Foram muitas as melhorias observadas a partir da visita multi. Dentre elas, a gente conseguiu criar um espaço de maior de diálogo entre a equipe, o tempo de internação reduziu e houve melhora na qualidade do atendimento”, disse o fisioterapeuta.
Foco no paciente
Na UTI Pediátrica do HMA – Hospital Municipal de Araguaína, também no Tocantins, as visitas ocorrem diariamente.
Para o gerente de Enfermagem, Adriano Rocha Silva, essa prática reforça a comunicação efetiva. “Percebemos que após a implantação da visita e com a informação sendo compartilhada e chegando a todos os setores, conseguimos desempenhar com excelência o cuidado assistencial centrado no paciente”.
Pará
Em janeiro deste ano, a visita multi passou a ser realizada também na UPA Icuí, em Ananindeua.
A diretora da unidade, Nerilene Braga, comenta sobre os primeiros resultados. “A visita multiprofissional ocorre diariamente em nossa unidade e nela temos a presença da nossa equipe multidisciplinar. Em pouco tempo já percebemos que houve uma melhora significativa na comunicação da equipe assistencial”, afirmou Nerilene.