Getting your Trinity Audio player ready...
|
Oito deles já foram liberados. Os demais começarão a funcionar após a contratação de profissionais.
O ISAC – Instituto Saúde e Cidadania assumiu o desafio de implantar 16 novos leitos em Gurupi. Já foram liberados oito. Agora, o HRG – Hospital Regional de Gurupi conta com 28 leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva Covid-19, todos gerenciados pela organização social.
Os novos leitos serão ocupados por pacientes que estão na lista de espera da regulação e por aqueles que estão em estado grave e já foram transferidos da UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Gurupi para o Hospital Regional.
Mais oito novos leitos de UTI serão liberados após a contratação de profissionais. Assim, o HRG contará com 36 vagas de UTI para tratamento de pacientes com o novo coronavírus.
A implantação dos novos leitos é um desafio que segundo o médico José Maria Filho, superintendente Técnico do ISAC, foi assumido pelo Instituto de forma solidária ao Governo do Estado, na batalha contra a covid-19.
“Sabemos que abrir novos leitos é um grande desafio no momento. Afinal, há no país uma escassez de materiais, equipamentos e de profissionais. Mas estamos preparados para isso. Já lançamos editais para contratação de caráter de urgência e nos próximos dias abriremos mais oito leitos de UTI em Gurupi e dez no Hospital Estadual de Combate à Covid-19, em Palmas”, afirmou o superintendente.
Gestão ISAC
Atualmente, o ISAC gerencia 64% dos 149 leitos de UTI Covid-19 regulados pelo Estado do Tocantins. São 10 no Hospital Estadual de Combate à Covid-19, 30 no Hospital Geral de Palmas, 17 no Hospital Regional de Araguaína, 5 no Hospital Municipal de Campanha de Araguaína, 6 no Hospital Municipal de Araguaína e 28 no HRG.
Além dos leitos regulados pelo Estado, o ISAC também gerencia outros 15 leitos de UTI Covid-19 custeados pela Prefeitura Municipal de Araguaína no Hospital Municipal de Campanha.