Getting your Trinity Audio player ready...
|
Evento em homenagem à categoria proporcionará troca de experiências e momentos de bem-estar
“Mais que uma semana, uma história de vidas”. Este é o slogan da Semana de Enfermagem do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, evento iniciado nesta segunda-feira, 10/05, em todas as unidades que gerencia no país.
Para marcar a abertura oficial do evento, que segue até o dia 20 de maio, foi promovida uma live com a presença da presidente do ISAC, Evane Corbacho, coordenadores e gerentes de Enfermagem, além de representantes das empresas de apoio técnico.
O evento também é uma homenagem do ISAC aos colaboradores pelos Dias do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem, celebrados nas datas de 12 e 20 de maio, respectivamente. É, ainda, uma oportunidade de abordar temas relacionados à área e proporcionar a troca de experiências entre as equipes do Pará, Alagoas, Tocantins e Bahia.
“É um momento para a gente agradecer e reconhecer a dedicação, o empenho e saber que aquilo que vocês fazem [profissionais de Enfermagem], a gente pode sim dizer que é uma arte, porque cuidam de vidas o tempo todo”, agradeceu Evane.
Time ISAC
O gestor de Assistência e Qualidade ISAC, Vinicius Menezes, destacou a importância da atuação desses profissionais para a instituição, sobretudo, por fazerem parte das equipes que estão mais próximas do cuidado com o paciente.
No total, são 1.378 trabalhadores de Enfermagem que atuam no ISAC em todo o país, sendo 976 técnicos e 402 enfermeiros.
“Esse é o momento de falar com o maior time que compõe o ISAC e demais as instituições de saúde. É uma semana para celebrar essa equipe de enfermeiros, auxiliares e técnicos de Enfermagem que bravamente lutam no dia a dia. Essa é a equipe que mais toca no paciente, tanto fisicamente quanto pela assistência e cuidado. Então, torcemos para que todos tenham força sempre para exercer essa profissão com muito carinho, empatia e humanização”, afirmou o gestor.
Valorização da categoria
A profissão de Enfermagem tem sido uma das mais valorizadas mundialmente, sobretudo durante a pandemia. De acordo com a ONU – Organização das Nações Unidas, estima-se que até o ano de 2030 haverá um déficit de cerca de 9 milhões de enfermeiros no mercado para satisfazer as necessidades de saúde da população mundial. Esse cenário evidencia a importância de valorizar a profissão, que é fundamental para que sejam atingidas as metas de saúde em todo o planeta.
“Sem a equipe de Enfermagem, essa grande engrenagem da saúde não teria como girar. Os avanços que vêm conquistando também ratificam a importância da classe. Os Estados Unidos, por exemplo, concedem o Green Card para todas as classes de trabalhadores que são consideradas essenciais. E uma das categorias que são contempladas com o benefício é justamente a de Enfermagem, o que comprova a valorização que é dada mundialmente a essa profissão”, destacou o médico Alberto Aguiar Neto, gestor de Relações Institucionais ISAC.