Getting your Trinity Audio player ready...
|
A discussão faz parte da programação da Semana de Enfermagem que segue até o dia 20
O segundo dia do Vivências foi marcado pela troca de experiências entre as equipes de Enfermagem que atuam nas UTIs – Unidades de Terapia Intensiva Covid-19 gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania no Tocantins. A programação faz parte da Semana de Enfermagem, que é realizada de 10 a 20 de maio pelo Instituto em todo o país.
De maneira leve, os profissionais falaram sobre os desafios que envolvem o exercício da atividade. O bate-papo foi transmitido ao vivo no canal do ISAC no YouTube, com a participação de representantes das UTIs Covid-19 no HGP – Hospital Geral de Palmas, HRG – Hospital Regional de Gurupi e HRA – Hospital Regional de Araguaína.
Para a coordenadora de Enfermagem da UTI Covid-19 no HRA, Isabela Borges, o modelo de gestão do ISAC faz toda a diferença na assistência.
“A UTI Covid-19, para todos os enfermeiros que trabalham nesse ambiente, é muito complexa. A princípio foi tudo muito difícil porque pegamos uma unidade que ainda não tinha os fluxos bem definidos. Então, o ISAC veio, implantou os seus fluxos e programas, implementou toda a sua organização. No decorrer dos dias conseguimos organizar a unidade e isso impactou 100% na melhoria da qualidade. Quando a gente tem um ambiente organizado, conseguimos prestar uma boa assistência”, explicou Isabela.
Trabalho em equipe
O trabalho em equipe é fundamental para quem está envolvido no cuidado com pacientes em terapia intensiva. Compartilhar conhecimentos e ajudar uns aos outros torna a jornada mais leve.
“Dentro de uma UTI, você não consegue trabalhar sozinho. Tudo que sei hoje posso dizer que aprendi dentro da UTI Covid graças a outros colegas que tiveram empatia e paciência para ensinar. E ao ISAC, sempre com conteúdos para capacitar. Muitas pessoas que atuam na UTI Covid iniciaram como primeiro emprego. E hoje, vendo a equipe, fico com o coração cheio de alegria porque é uma equipe que anda alinhada e consegue desenvolver um trabalho conjunto de muita qualidade”, disse Hannah Harent, supervisora de Enfermagem da UTI Covid-19 no HGP.
Educação contínua
Cuidar de pacientes graves acometidos pelo novo coronavírus torna a assistência ainda mais desafiadora. Como se trata de uma doença nova, a atualização contínua do conhecimento é fundamental para tornar o cuidado mais preciso e resoluto. Por isso é necessário capacitar continuamente as equipes em relação aos novos protocolos que têm surgido na área.
“Para mim é gratificante saber o legado que vamos deixar para as próximas gerações. Investimos bastante tempo em capacitação para habilitar o profissional num curto espaço de tempo para atuação numa UTI com a entrega que nós queríamos. Então é muito gratificante ver que podemos participar do crescimento profissional dessas pessoas”, explicou Adriano Rocha, gerente de Enfermagem do ISAC em Araguaína.
Recompensa e alegria
Os desafios enfrentados diariamente dentro de uma UTI Covid-19 são superados pela satisfação de fazer parte do time de profissionais que contribuem para a recuperação dos pacientes. Cada alta clínica prescrita representa a esperança para quem vive intensamente o cuidado.
“Cada alta que a gente dá é comemorada com festa, porque só quem está dentro de uma UTI Covid sabe quais são as dificuldades que passamos e como é difícil enfrentar essa doença. Mas permanecemos sempre com a esperança de que vamos vencer e de que o dia de amanhã será melhor que hoje”, afirmou Narita Brito, coordenadora geral da UTI Covid-19 no Hospital Regional de Gurupi.