Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Foto de uma UTI Covid-19. No primeiro plano estão duas mulheres sentadas em frente a uma bancada com computadores. Elas usam touca, máscara facial e avental. Ao fundo há várias macas espalhadas com pacientes.

Profissionais contam sobre a rotina em UTIs Covid-19 no Tocantins

Getting your Trinity Audio player ready...

A discussão faz parte da programação da Semana de Enfermagem que segue até o dia 20

O segundo dia do Vivências foi marcado pela troca de experiências entre as equipes de Enfermagem que atuam nas UTIs – Unidades de Terapia Intensiva Covid-19 gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania no Tocantins. A programação faz parte da Semana de Enfermagem, que é realizada de 10 a 20 de maio pelo Instituto em todo o país.

De maneira leve, os profissionais falaram sobre os desafios que envolvem o exercício da atividade. O bate-papo foi transmitido ao vivo no canal do ISAC no YouTube, com a participação de representantes das UTIs Covid-19 no HGP – Hospital Geral de Palmas, HRG – Hospital Regional de Gurupi e HRA – Hospital Regional de Araguaína.

Para a coordenadora de Enfermagem da UTI Covid-19 no HRA, Isabela Borges, o modelo de gestão do ISAC faz toda a diferença na assistência.

“A UTI Covid-19, para todos os enfermeiros que trabalham nesse ambiente, é muito complexa. A princípio foi tudo muito difícil porque pegamos uma unidade que ainda não tinha os fluxos bem definidos. Então, o ISAC veio, implantou os seus fluxos e programas, implementou toda a sua organização. No decorrer dos dias conseguimos organizar a unidade e isso impactou 100% na melhoria da qualidade. Quando a gente tem um ambiente organizado, conseguimos prestar uma boa assistência”, explicou Isabela.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é fundamental para quem está envolvido no cuidado com pacientes em terapia intensiva. Compartilhar conhecimentos e ajudar uns aos outros torna a jornada mais leve.

“Dentro de uma UTI, você não consegue trabalhar sozinho. Tudo que sei hoje posso dizer que aprendi dentro da UTI Covid graças a outros colegas que tiveram empatia e paciência para ensinar. E ao ISAC, sempre com conteúdos para capacitar. Muitas pessoas que atuam na UTI Covid iniciaram como primeiro emprego. E hoje, vendo a equipe, fico com o coração cheio de alegria porque é uma equipe que anda alinhada e consegue desenvolver um trabalho conjunto de muita qualidade”, disse Hannah Harent, supervisora de Enfermagem da UTI Covid-19 no HGP.

Educação contínua

Cuidar de pacientes graves acometidos pelo novo coronavírus torna a assistência ainda mais desafiadora. Como se trata de uma doença nova, a atualização contínua do conhecimento é fundamental para tornar o cuidado mais preciso e resoluto. Por isso é necessário capacitar continuamente as equipes em relação aos novos protocolos que têm surgido na área.

“Para mim é gratificante saber o legado que vamos deixar para as próximas gerações. Investimos bastante tempo em capacitação para habilitar o profissional num curto espaço de tempo para atuação numa UTI com a entrega que nós queríamos. Então é muito gratificante ver que podemos participar do crescimento profissional dessas pessoas”, explicou Adriano Rocha, gerente de Enfermagem do ISAC em Araguaína.

Recompensa e alegria

Os desafios enfrentados diariamente dentro de uma UTI Covid-19 são superados pela satisfação de fazer parte do time de profissionais que contribuem para a recuperação dos pacientes. Cada alta clínica prescrita representa a esperança para quem vive intensamente o cuidado.

“Cada alta que a gente dá é comemorada com festa, porque só quem está dentro de uma UTI Covid sabe quais são as dificuldades que passamos e como é difícil enfrentar essa doença. Mas permanecemos sempre com a esperança de que vamos vencer e de que o dia de amanhã será melhor que hoje”, afirmou Narita Brito, coordenadora geral da UTI Covid-19 no Hospital Regional de Gurupi.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.