Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
No primeiro plano há um homem de costas para a câmera. Diante deles várias pessoas estão sentadas em cadeiras posicionadas no formato meia lua.

Equipe do Ib Gatto compartilha experiência sobre mudança do perfil do atendimento

Getting your Trinity Audio player ready...

Durante a pandemia, a unidade passou de maternidade para referência em atendimento de pacientes com covid-19

Com o objetivo de compartilhar histórias inspiradoras e proporcionar a troca de experiências entre os profissionais que atuam em todo o país, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania realiza a Semana de Enfermagem até o dia 20 de maio.

No primeiro episódio do eixo Vivências, representantes do Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo (AL), participaram de um bate-papo sobre os desafios enfrentados pela equipe no início da pandemia. O encontro virtual foi transmitido no canal do ISAC no YouTube e foi mediado pelo gestor de Assistência e Qualidade ISAC, o médico Vinicius Menezes.

“A ideia do projeto é a gente conseguir entender e entrar um pouco na realidade de cada unidade. Entender qual foi a vivência daquelas pessoas nesse momento desafiador. O que fez com que elas crescessem e conseguissem mostrar isso para sociedade através dos resultados obtidos pelas unidades”, destacou Vinícius Menezes.

Superação

A pandemia do novo coronavírus gerou um desafio a mais para os colaboradores que atuam no Ib Gatto. Em maio de 2020, a unidade que possui perfil para acolhimento de maternidade, necessitou adaptar o serviço em pouco mais de 48 horas para o atendimento dos pacientes com covid-19.

“A gente tinha a responsabilidade de ajudar o Estado e a população alagoana que naquele momento necessitava de acolhimento para tratamento do coronavírus. Tudo aconteceu em dois dias. Uma nova estrutura, a readequação de novos espaços e ambientes, e o hospital virou referência para atendimento Covid-19”, explicou Rhaíssa Paz, diretora-geral do Ib Gatto.

A unidade é custeada pelo Governo do Estado e gerenciada pelo ISAC.

Vocação para o cuidado

O empenho dos profissionais para a rápida adaptação dos fluxos e protocolos da unidade hospitalar foi fundamental para a manutenção da qualidade dos atendimentos no período.

“A evolução foi muito grande. Quando olho para trás, vejo que temos profissionais muito mais qualificados para o acolhimento covid. A pandemia também trouxe mais união à equipe. E essa equipe teve que buscar mais capacitação para entender protocolos e procedimentos que não eram da nossa rotina. O mais importante foi que crescemos em união para sermos referência no tratamento do vírus no estado”, compartilhou Emanuele Cirqueira, enfermeira do ISAC no Ib Gatto.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.