Getting your Trinity Audio player ready...
|
O hospital é o único Tocantins a fazer o procedimento e já é referência nacional
Desde novembro de 2019, quando a primeira cirurgia cardíaca pediátrica foi realizada no HMA – Hospital Municipal de Araguaína, 102 procedimentos foram feitos até abril de 2021, entre eles, mais de 60 cirurgias e 34 procedimentos hemodinâmicos.
Para atender a demanda crescente de pacientes oriundos de todo o Tocantins, em apenas três dias do mês de abril, a equipe do HMA operou mais seis crianças.
Até dois anos atrás, quem precisava desse serviço era encaminhado para tratamento fora do Estado.
Tratamento “do lado” de casa
Encontrar tratamento na cidade ou estado de origem é vantajoso para o paciente e seus familiares, já que isso diminui os custos financeiros e minimiza o distanciamento afetivo.
Esse é o caso do filho de Maria Madalena, beneficiado com uma das seis cirurgias realizadas em abril. O médico descobriu, ainda no ultrassom, que o filho dela tinha sopro no coração e que precisaria passar por uma cirurgia depois do nascimento.
“Ele veio encaminhado para o HMA e a equipe do doutor Márcio fez a cirurgia dele. Uma equipe muito boa, maravilhosa. Graças a Deus, deu tudo muito certo, cremos na melhora dele. Foi uma cirurgia rápida e ele se recuperou na UTI”, contou Maria Madalena, que é moradora de Araguaína.
Atendimento humanizado
Jaqueline Pereira dos Santos mora em Campos Lindos, norte do Tocantins, e sua filha, com problema cardíaco, foi encaminhada para Araguaína.
“Minha neném tem um problema de sopro no coração. Descobri quando ela tinha só um ano de vida. Ela foi encaminhada para Palmas e de lá para Araguaína, onde passou pela cirurgia. A equipe do hospital foi muito acolhedora comigo, me ajudou bastante”, compartilhou Jaqueline.
“O HMA mostra a sua liderança como hospital de alta complexidade para resolução de problemas cardiológicos pediátricos. Com certeza, o nosso centro cirúrgico e a equipe multidisciplinar já são conhecidos no Brasil inteiro pelas grandes lideranças da cirurgia cardíaca e da cirurgia pediátrica”, pontua Márcio Brito, médico pediatra e coordenador da UTI Pediátrica do HMA.
Pioneirismo
O HMA já é polo e referência em cirurgias pediátricas para todo o Tocantins. A unidade é gerenciada pelo ISAC e custeada pela Prefeitura de Araguaína. O serviço de cirurgia cardíaca neonatal e pediátrica conta com o custeio do Governo do Tocantins.
“Somos os pioneiros na oferta da cirurgia cardíaca pediátrica e recentemente a neonatal pediátrica também. E são poucos os estados da região Norte do Brasil que dispõem de um serviço como esse. Hoje somos referência assim como Belém, que é uma capital”, reforça Márcio.
Para o diretor-geral do HMA, Waldemar Cardoso, ofertar o serviço é motivo de orgulho para a cidade de Araguaína.
“O sentimento é de agradecimento e de responsabilidade em saber que tantos municípios contam com nossos serviços”, afirma ele.