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O encontro virtual foi o quarto episódio do eixo Vivências na Semana de Enfermagem do ISAC
A Enfermagem no acolhimento humanizado dos pacientes dos multicentros foi tema do quarto episódio da programação Vivências na Semana de Enfermagem que o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania realiza até o dia de maio.
O bate-papo foi transmitido no canal do ISAC no YouTube e contou com a participação de representantes dos Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas. As duas unidades são custeadas pela Prefeitura de Salvador e gerenciadas pelo ISAC.
“O SUS [Sistema Único de Saúde] preza pelo cuidado integral do paciente. Então não é só chegar para fazer o procedimento e ir embora. É necessário ter um olhar com empatia e avaliar o paciente como um todo. A Enfermagem tem esse dom de desenvolver esse olhar humanizado para atender o paciente além do que ele precisa”, explicou Paula Souza, coordenadora de Assistência do Multicentro Carlos Gomes.
Humanização e qualidade
Mais que tratar o estado clínico do paciente, a humanização na Enfermagem também assegura uma assistência mais eficaz. Isso é atribuído ao fato de que as pessoas têm melhor disposição para recuperação quando suas questões sociais, psicológicas e familiares são valorizadas.
“Quando você se coloca no lugar do outro, fica mais fácil entender a dor do paciente. O simples fato de demostrar interesse no que esse paciente está sentindo, ouvir suas questões, muda todo o cenário. O paciente se sente mais acolhido e seguro”, destacou Márcia Sena, coordenadora de Assistência do Multicentro Vale das Pedrinhas.
Jeito ISAC
Em agosto de 2020, o ISAC assumiu a gestão dos Multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas. A organização adotou um modelo de governança assistencial eficiente que garante aos beneficiários um acolhimento mais humanizado, seguro e qualificado.
“A humanização não parte somente dos profissionais. A instituição também tem uma participação importante nesse processo. Desde que o ISAC chegou, modificou a estrutura que existia no Multicentro Carlos Gomes. Existiam áreas críticas, muitas filas e pacientes cansados. Então, o ISAC veio com esse olhar humanizado, reformou alguns ambientes e implementou ideias simples que garantiram a melhoria significativa do acolhimento”, finalizou Paula Souza.