Getting your Trinity Audio player ready...
|
A medida é uma das mais eficazes contra a covid-19 e as infecções hospitalares
O ISAC – Instituto Saúde e Cidadania desenvolve permanentemente diversas ações em prol da higienização das mãos. A medida é considerada essencial para evitar a transmissão do novo coronavírus. Ela também faz parte da rotina dos profissionais da saúde no combate às IRAS – Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde.
Ao longo deste mês, a disseminação da prática está sendo reforçada nas unidades gerenciadas pelo ISAC em todo o país. As mobilizações integram a programação pelo Dia Mundial da Lavagem das Mãos e pelo Dia Nacional do Controle de Infecções Hospitalares, celebrados nos dias 5 e 15 de maio, respectivamente.
As mãos são uma das principais vias de transmissão de vírus e bactérias. Por isso, desde o início da pandemia da covid-19, as autoridades sanitárias recomendam a lavagem das mãos com água e sabão e a higienização com álcool gel como medidas preventivas contra o novo coronavírus.
Mobilização
Para reforçar a importância da higienização das mãos, algumas unidades usaram a dinâmica da caixa da verdade. Ela consiste no uso de uma caixa com luz negra, na qual o colaborador coloca as mãos depois de passar um produto que fica fluorescente em contato com essa luz. Assim é possível identificar se a higienização foi feita corretamente ou se as mãos acumulam alguma sujeira.
Para a assistente administrativo do Hospital Professor Ib Gatto Falcão, em Alagoas, Vânia Oliveira, a dinâmica despertou um novo olhar sobre a prática. “Essa campanha significou muito para mim, pois possibilitou um olhar diferenciado com a simples atitude de lavar as mãos. Esse pequeno gesto pode salvar muitas vidas”, afirmou a colaboradora.
As UPAs – Unidades de Pronto Atendimento Benedito Bentes e Trapiche da Barra, em Maceió, também usaram a caixa da verdade e promoveram rodas de conversa com os colaboradores para abordar o tema.
Ambiente mais seguro
A coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HECC – Hospital Estadual de Combate à Covid-19, Maria da Conceição Bastos, conta como a ação foi realizada no HECC e na UTI – Unidade de Terapia Intensiva Covid-19 do HGP – Hospital Geral de Palmas.
“Optamos em fazer uma ação mais lúdica para que as pessoas pudessem interagir e, dessa forma, estarem mais atentas sobre a forma correta da higienização das mãos. A higienização correta das mãos é uma medida de prevenção eficaz que pode ser facilmente adotada por todos, tornando o ambiente mais seguro para os profissionais e pacientes”, destacou ela.
A importância da higiene das mãos também foi abordada com os colaboradores do Hospital Municipal – Unidade Covid-19 , da UPA Anatólio Dias Carneiro e das UTIs Covid-19 no Hospital Regional de Araguaína e no Hospital Regional de Gurupi.
No Hospital Municipal de Araguaína, o Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde estendeu as ações para as crianças internadas e seus acompanhantes. O assunto foi tema de uma peça teatral apresentada na brinquedoteca da unidade, de brincadeiras e de uma ação educativa nas enfermarias.