Getting your Trinity Audio player ready...
|
Informações subsidiarão a elaboração de ações de promoção da saúde dos colaboradores
Para conhecer melhor a rotina dos colaboradores e, assim, estabelecer programas e ações que contribuam de forma efetiva para a saúde e melhoria da qualidade de vida dos profissionais, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania aplicará o estudo do Perfil Epidemiológico aos trabalhadores da UPA 24h – Unidade de Pronto Atendimento Santa Paula, em Ponta Grossa, no Paraná, e dos Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, em Salvador, na Bahia.
Os profissionais das unidades poderão responder o questionário da pesquisa entre os dias 05 e 09 de julho.
A iniciativa fortalece a cultura de bem-estar dentro da instituição, por meio de uma pesquisa que estabelece um raio X da saúde dos colaboradores para o desenvolvimento de um plano de segurança do trabalhador baseado nas necessidades reais dos profissionais que atuam no ISAC.
“Conhecer para cuidar é o lema da nossa iniciativa que amplia a segurança e bem-estar dos profissionais. Quando nos unimos para promover saúde e segurança, as chances de um resultado positivo são bem maiores. Por isso, convidamos todos os profissionais a nos contarem mais sobre suas histórias, de forma sigilosa e confidencial, e assim, juntos, traçarmos um novo caminho para um ambiente melhor em nossas unidades”, explicou Lorena Conte, gestora de Pessoas do ISAC.
A pesquisa para composição do perfil epidemiológico dos colaboradores ISAC foi iniciada em março, com a participação dos times de outras unidades gerenciadas pelo Instituto no país.
Entenda o perfil epidemiológico
Como funciona?
O questionário está disponível em um formulário on-line, que garante o sigilo e confidencialidade dos dados. As questões abordam identificação, anamnese ocupacional, anamnese clínica e hábitos de vida.
A partir das respostas que o colaborador apontar, será analisado o perfil da unidade e, assim, serão desenvolvidas ações com a estatística dos dados. Um exemplo disso é o índice de colaboradores com obesidade, colaboradores com problemas respiratórios ou cardíacos, perfil de idade de colaboradores e se do sexo masculino ou feminino.
Qual a importância dele?
Com este perfil serão traçadas metas específicas para a saúde do trabalhador. O objetivo é melhorar de forma significativa a qualidade de vida dos colaboradores.
A partir deste resultado será realizada uma análise detalhada das causas reais dos problemas e apresentado quais os melhores mecanismos para combatê-los, seja por meio da prevenção ou mudança de cultura para a qualidade de vida dos colaboradores.
Para que servem as informações do perfil epidemiológico?
A partir das informações levantadas durante a pesquisa, será montado um cronograma anual de ações de atividade de saúde, como prevenção de diabetes e da obesidade. Também será feito um programa relacionado a problemas respiratórios.
Com o perfil epidemiológico do ISAC será possível combater os acidentes no trabalho e doenças relacionadas às atividades laborais.