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Secretário da Saúde de Salvador visita unidade modelo do ISAC em Maceió

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UPA Trapiche da Barra é a terceira UPA do país e única do Estado de Alagoas com certificação ONA nível 2

O secretário da Saúde de Salvador, Leo Prates, fez, na última sexta-feira, 23/07, uma visita às instalações da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, equipamento de urgência e emergência sob gestão compartilhada entre a Prefeitura de Maceió e o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

A visita foi acompanhada pela titular da Saúde da capital alagoana, Célia Fernandes. No encontro, Prates conheceu o modelo assistencial de excelência aplicado pelo ISAC na unidade que credenciou a UPA Trapiche da Barra a conquistar a acreditação ONA nível 2, Acreditado Pleno, tornando-se a terceira UPA do país a receber o selo e a única do Estado de Alagoas com a certificação.

Para conceder o selo, a ONA – Organização Nacional de Acreditação realiza uma avaliação criteriosa auditoria, que avalia pontos como estrutura física, fluxos e processos bem definidos, práticas de segurança, capacidade de controle das informações passadas para os pacientes e acompanhantes, bem como a qualidade no atendimento.

“Foi um momento importante de troca de experiências institucionais, quando pude conhecer de perto o bom trabalho que tem sido desenvolvido no setor da saúde em Maceió. A UPA Trapiche da Barra chamou a atenção pela boa organização dos fluxos, o que torna a assistência mais ágil, eficiente e resoluta aos acolhidos. São boas práticas e ideias que podemos implementar para garantir a melhoria contínua dos nossos serviços também em Salvador”, afirmou Prates.

Reconhecimento do usuário

A qualidade dos serviços prestados na UPA Trapiche da Barra também é reconhecida por quem é atendido na unidade. No primeiro semestre de 2021, mais de 99% dos pacientes atendidos na unidade de urgência e emergência alagoana classificaram como regular, boa ou muito boa a assistência recebida.

O registro foi feito por meio SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, serviço independente responsável por receber sugestões, elogios e reclamações de pacientes e acompanhantes por meio de formulários on-line, em urnas espalhadas pelas unidades, e-mail, WhatsApp e pesquisa nos leitos.

“É extremamente gratificante ter a qualidade dos serviços ofertados em nossa unidade validados tanto pela ONA quanto pelos pacientes acolhidos. Isso é fruto do empenho que toda equipe tem entregado para garantir a melhoria contínua da assistência, sempre de forma humanizada e segura”, pontuou Flávia Pontes, diretora da UPA Trapiche.

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