Getting your Trinity Audio player ready...
|
A celebração teve a presença de colaboradores do hospital e de lideranças do ISAC
Foi com muitos balões, bolo e festa que o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania comemorou, no último dia 20, o aniversário de três anos de funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva – UTI Pediátrica do HMA – Hospital Municipal de Araguaína. A celebração contou com a participação dos colaboradores da unidade.
O HMA é custeado pela Prefeitura de Araguaína e gerenciada pelo ISAC.
A superintendente administrativa do ISAC no Tocantins, Meire Fonseca, destacou a alegria de poder celebrar uma conquista da comunidade.
“Essa UTI foi motivo de anseio para a população de Araguaína, em especial das mães e pais. Então poder comemorar mais esse aniversário é muito gratificante, especialmente com os resultados que a gente tem. Mais que implantar ou abrir um serviço de UTI Pediátrica, estamos proporcionando um atendimento de qualidade e humanizado”, destacou.
A UTI Pediátrica conta com dez leitos, todos capacitados para situações de média e alta complexidade. O atendimento é humanizado, com liberação para permanência dos pais na unidade durante toda a internação. Os pacientes têm brinquedos à disposição, além de televisão e ambientação festiva. A unidade também conta com uma sala de acolhimento para os pais.
Desafios
O município de Araguaína tem hoje uma UTI Pediátrica que é referência no Tocantins e no Brasil.
“Foram três anos de muita aprendizagem e de apoio para conseguirmos chegar ao nível de hoje. Já somos referência nos serviços prestados em cirurgias pediátricas, cirurgias cardíacas e urológicas infantis. A nossa UTI faz mais um aniversário e nos dá suporte para termos essa gama de procedimentos delicados habilitados em Araguaína”, explica o diretor das unidades ISAC em Araguaína, José Waldemar Cardoso.
União
O início da instalação médica contou com muitos apoios, lembra o coordenador da UTI Pediátrica, Márcio Miranda Brito.
“Temos que agradecer a todos que contribuíram de forma direta ou indireta com toda a construção, seja ao poder público, ao Ministério Público, na pessoa da Dra. Araina, que abraçou a causa, ao Tribunal e Justiça do Tocantins, a partir da Vara da Infância e Juventude, também à AMA – Associação das Mães que Amam, que encabeçou esse projeto, toda a sociedade civil e também agradecer pela parceria do ISAC, que apoiou o projeto conosco e hoje é o gestor da UTI”.