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Fachada da UPA Santa Paula durante a noite

Melhorias na estrutura e atendimento marcam dois meses da gestão ISAC na UPA Santa Paula

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Implantação do UPA Day, do Núcleo de Segurança do Paciente e da CIPA foram algumas das ações adotadas na unidade

O ISAC – Instituto de Saúde e Cidadania completou dois meses à frente da gestão da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Santa Paula, no município de Ponta Grossa, no Paraná. Nesse período, o Instituto realizou 4.385 atendimentos e implantou melhorias na estrutura e nos serviços ofertados à comunidade.

“Toda nossa equipe está empenhada para realmente melhorar o atendimento na UPA Santa Paula. Nestes dois meses de gestão estamos satisfeitos com o que já foi realizado, priorizando sempre o trabalho em equipe e o comprometimento das lideranças e liderados em conduzir um atendimento de qualidade e humanizado”, afirmou Rhaíssa Paz, diretora da unidade.

A unidade pertence à Prefeitura de Ponta Grossa, sendo coordenada pela Fundação Municipal de Saúde e gerenciada pelo ISAC.

Trabalho integrado e valorização profissional

Em pouco mais de 60 dias foram implantadas novas ações valorizando o colaborador e o usuário. Entre as principais iniciativas implantadas destaca-se a adoção da ferramenta UPA Day, uma prática diária da equipe, por meio da qual os profissionais se reúnem para pontuar falhas e, juntos, buscarem soluções.

Os encontros duram cerca de dez minutos e fazem parte da política de governança assistencial do Instituto. Eles acontecem nos corredores da unidade, próximos às enfermarias ou postos de Enfermagem.

Ainda focando na valorização do colaborador foi realizado processo seletivo interno permitindo o crescimento profissional dos colaboradores da unidade.

Segurança do paciente e do colaborador

A segurança do paciente e do colaborador também foi reforçada neste período, a exemplo da implantação do NSP – Núcleo de Segurança do Paciente. O Núcleo possui comissões formadas por equipes multidisciplinares, atende aos protocolos de segurança e conta com uma ferramenta interna para a notificação de eventos adversos. É, ainda, a área responsável por desenvolver ações positivas que contribuam para a qualidade de vida e recuperação das pessoas que procuram atendimento médico na unidade de saúde.

Em relação à segurança do colaborador, um dos destaques foi a implantação da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e a realização de ações educativas sobre a proibição do uso de adornos na unidade.

Usina de oxigênio

Recentemente, a Prefeitura instalou uma usina de oxigênio na UPA Santa Paula, onde a estrutura passou a produzir seu próprio oxigênio para atender os pacientes. A unidade passou por algumas adequações estruturais para poder receber a usina. Segundo a diretora, a utilização da usina reduziu significativamente os gastos com oxigênio. Foi necessário que a Fundação de Saúde adquirisse novo compressor e gerador para a eficiente utilização dos equipamentos. Também houve um treinamento dos colaboradores quanto ao manuseio da usina.

Outro avanço foi a entrada da UPA no Projeto Sepse, realizado em parceria com o Hospital Sírio Libanês e o Ministério da Saúde. O objetivo da iniciativa é a identificação precoce dos sinais de sepse em pacientes, também conhecida como infecção generalizada, e o encaminhamento em tempo hábil para seu devido tratamento.

Atendimento ao usuário

De acordo com a pesquisa de satisfação realizada pelas assistentes sociais da unidade, em junho, 48% dos entrevistados avaliaram como “excelente” o serviço prestado pela UPA. Outros 19% avaliaram como “ótimo” e 14,79% como “bom”. Os demais conceitos são “regular” e “ruim”.

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