Getting your Trinity Audio player ready...
|
Objetivo é manter o estoque de sangue do Hemocentro abastecido para cirurgias pediátricas
O ISAC – Instituto Saúde e Cidadania incentivou e mobilizou seus colaboradores para a doação de sangue no Hemocentro de Araguaína e, assim, manter ativas as cirurgias pediátricas feitas no HMA – Hospital Municipal de Araguaína.
“A campanha feita nas unidades administradas pelo ISAC teve como objetivo abastecer o estoque para que as cirurgias pediátricas continuem. Fazemos cirurgias semanalmente, e são crianças que esperam um tempo razoável, então queremos evitar a falta de sangue para cumprir esse prazo”, destaca Ana Karolina de Andrade, assistente administrativo do NEPES – Núcleo de Educação Permanente em Saúde.
Participaram da mobilização os colaboradores do HMA, da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro e do AME – Ambulatório Municipal de Especialidades.
Ato de amor
Maria de Jesus Carneiro é técnica de Enfermagem no HMA e doadora há mais de dez anos. Começou porque a mãe precisou fazer uma cirurgia eletiva e, desde então, nunca mais parou, doando três vezes ao ano.
“É um ato nobre de amor ao próximo. Ao doar sangue, se doa um pouco de vida. Sempre que faço uma doação, meu sangue é destinado a alguém que precisa”, conta.
Onde e como doar?
Os interessados devem visitar o Hemocentro Regional de Araguaína, localizado na Rua 13 de Maio, 1336, no Centro.
É preciso portar um documento de identidade com foto, estar bem de saúde, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado no dia e ter entre 16 e 69 anos. Pessoas entre 16 e 18 anos incompletos precisam do consentimento formal dos pais ou responsáveis legais.
“Amo doar sangue. Você também vai ser um doador?”, pergunta Maria.