Getting your Trinity Audio player ready...
|
Mobilização faz parte do Agosto Dourado, mês destinado ao incentivo e promoção da amamentação
Com objetivo de sensibilizar as usuárias sobre a importância do aleitamento materno, os Multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, em Salvador, estão desenvolvendo uma série de ações educativas neste mês.
A mobilização faz parte do Agosto Dourado, mês destinado ao incentivo e promoção da amamentação em todo o país. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
A enfermeira e coordenadora assistencial do Multicentro Carlos Gomes, Paula Souza, destaca a importância dos profissionais de saúde prestarem orientações sobre a prática da amamentação para incentivar as mães e tirar eventuais dúvidas.
“É um momento de reforçar a importância da amamentação e, sobretudo, trazer informações para algumas mulheres que muitas vezes estão inseguras a respeito da eficiência alimentar e imunológica asseguradas pelo leite materno”, pontuou Paula.
A OMS – Organização Mundial da Saúde preconiza que, para o desenvolvimento saudável das crianças, o leite materno deve ser administrado pelo menos até os 2 anos de idade, sendo exclusivo até os seis meses de vida do bebê.
Desafios
Mãe do primeiro filho, o pequeno Pedro Henrique, de nove meses, a estudante Ana Paula Ferreira, de 19 anos, segue firme com a amamentação do filho. A jovem disse que encontrou dificuldades no início para manter a amamentação. A ajuda da família foi fundamental para a superação dos desafios e manutenção da prática do aleitamento materno.
“Ele tinha dificuldade de puxar o leite, e meu medo era prejudicar a alimentação dele. Tive muita ajuda de amigos e parentes, e até hoje ele continua mamando. Vou continuar com a amamentação porque sei que é importante para a saúde dele”, contou.
Acolhimento
O Ministério da Saúde aponta alguns vilões que dificultam a manutenção da amamentação exclusiva. Entre as principais dificuldades estão o posicionamento incorreto do bebê no momento da amamentação, insegurança da mulher quanto à quantidade de leite produzido, bem como a falta de apoio da família e retorno ao trabalho. Por este motivo, o acolhimento humanizado das equipes de saúde é um instrumento para auxiliar as mães que estão amamentando.
“O apoio da família, amigos e dos profissionais de saúde é imprescindível para a mãe na hora da amamentação, principalmente quando se trata da primeira gestação. Nossas equipes do Multicentro Vale das Pedrinhas estão habilitadas para o acolhimento humanizado dessa mulher para auxiliá-la no que for preciso para manter o aleitamento materno”, explicou Márcia Sena, coordenadora assistencial do Multicentro Vale das Pedrinhas.
Os multicentros são custeados pela Prefeitura de Salvador e gerenciados pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.
Benefícios
Um dos momentos mais importantes para aumentar o laço afetivo entre mãe e filho, o aleitamento materno traz uma série de benefícios para mulher e bebê. O ato de amamentar torna mais rápido o processo fisiológico do corpo feminino pós-parto, reduzindo o sangramento e fazendo o útero voltar ao tamanho normal mais rápido.
Para a criança, a alimentação impacta na melhora da digestão e diminuição das cólicas, reduz riscos de desenvolvimento de alergias, estimula e fortalece a arcada dentária, previne doenças contagiosas e ajuda no desenvolvimento geral da criança.