Getting your Trinity Audio player ready...
|
Medida colabora para uma recuperação mais rápida e segura
Com o objetivo de garantir que os pacientes internados com covid-19 possam se comunicar com os familiares, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania adotou o programa de Visita Social na UTI- Unidade de Terapia Intensiva Covid-19 do HRA – Hospital Regional de Araguaína. A medida tem efeito terapêutico positivo, torna o acolhimento ainda mais humanizado e colabora na recuperação dos pacientes.
Após dez dias internada na unidade hospitalar, a aposentada Diana Luz de Oliveira, 91 anos, recebeu a visita dos filhos. O encontro levou mais alento e esperança para Elina Oliveira, filha da idosa.
“Foi um momento de grande alívio. Ver minha mãe ali se recuperando nos deu mais tranquilidade. Todos ficamos muito emocionados. Agradeço a todos os profissionais do hospital por nos proporcionar esse momento”, disse Elina.
Segurança
A Visita Social ocorre de forma segura tanto para os pacientes quanto para os familiares. A ação é restrita e feita a partir de agendamento com as equipes do Serviço Social.
Antes do encontro, o médico faz uma avaliação para assegurar que o paciente apresenta condições clínicas para participar da visita, que ocorre em um espaço específico, com o controle do distanciamento entre os participantes e uso obrigatório de máscara para evitar a transmissão
do vírus.
“É uma medida altamente positiva para estimular a recuperação do paciente. Os familiares são sempre orientados a trazer palavras de forças e ânimo. Nesse sentido, conseguimos humanizar ainda mais as hospitalizações. Tudo isso de maneira segura e controlada para evitar a
contaminação viral”, explicou Kesiane Pozzebon Feitoza, coordenadora administrativa da UTI Covid-19 do HRA.
A Visita Social já ocorreu em momentos específicos nas UTIs Covid-19 do Hospital Geral de Palmas e do Hospital Regional de Gurupi. Assim como a UTI Covid-19 do HRA, essas unidades são custeadas pelo Governo do Tocantins e gerenciadas pelo ISAC.