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Live no canal do ISAC no YouTube debate sobre a responsabilidade de cada um
Qual é o meu papel enquanto colaborador no processo de segurança do paciente? Essa foi uma das reflexões feitas durante a live realizada na terça-feira, 14, no canal do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania no YouTube.
Mediado pela comunicóloga Ana Negreiros, o bate-papo, que faz parte da I Semana Integrada de Segurança do Paciente, reuniu colaboradores de UPAs – Unidades de Pronto Atendimento e hospitais administrados pelo ISAC.
A conversa começou com a apresentação das seis metas internacionais de segurança do paciente, citadas pelo técnico de Enfermagem Marcus Vinícius, da UPA Cidade Nova, em Ananindeua, no Pará. “A primeira meta, que é identificar o paciente corretamente, é a principal e serve como esqueleto para todas as outras”, disse.
Envolvimento
Outra questão levantada durante a live foi sobre a expectativa do paciente ao chegar às Unidades de Pronto Atendimento. “O paciente espera ser acolhido com respeito e humanização. E é isso que sempre procuramos fazer desde o primeiro contato com ele”, enfatizou a enfermeira Tatiane Dias, que atua na gestão da Qualidade nas unidades de Araguaína.
Lemuel Leandro, coordenador assistencial do Hospital Ib Gatto Falcão, no estado de Alagoas, ressaltou que o processo de envolvimento com o paciente já no primeiro atendimento também faz parte da segurança do paciente.
Débora Bicalho, coordenadora de Enfermagem no HECC – Hospital Estadual de Combate à Covid-19, em Palmas, lembrou a importância de se colocar no lugar do outro, entender suas necessidades e saber ouvir. São atitudes simples, que levam segurança ao paciente. “Essa semana vivenciamos isso. Uma paciente tinha um certo carinho por um objeto e a gente estudou um meio de colocar a paciente em posse deste objeto, porque sabíamos que isso levaria segurança para ela”, disse.
Equipe integrada
Leonardo Paixão, enfermeiro na UPA Icuí, no Pará, disse que toda a equipe precisa estar integrada e envolvida com o tratamento do paciente, desde a recepção. “O acolhimento começa na chegada. A forma como ele vai ser tratado, mesmo antes de passar pela triagem, é muito importante, porque quando todos se envolvem com aquele paciente, o trabalho em equipe vai funcionar como um todo”, contou.
O papel da Psicologia na segurança do paciente também foi destaque durante o bate-papo. A psicóloga Patrícia Suruagy, do Hospital Ib Gatto Falcão, reforçou que é importante o colaborador fazer a reflexão de quem ele é no atendimento do paciente.
“Todos nós devemos fazer esta reflexão antes de iniciar o atendimento. O papel da Psicologia é muito importante na segurança do paciente assim que ele entra no hospital, mesmo antes de receber os primeiros cuidados, pois o paciente já entra emocionalmente fragilizado”, afirmou ela.
A experiência que o paciente vivencia em uma unidade de saúde foi outro ponto abordado. “Ele vive uma experiência de forma única, e isso depende da gente, por isso o meu cuidado é um diferencial. Essa cultura do cuidado tem que ser fortalecida, todos precisam fazer parte deste momento, sabendo que estamos ali para cuidar e transformar vidas”, disse a enfermeira Tatiane Dias.