Getting your Trinity Audio player ready...
|
No ISAC, ferramenta proporciona transparência e segurança ao time
Uma tarefa simples, que torna as relações de trabalho mais seguras e transparentes. Assim é o registro do ponto, previsto na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, no artigo 74, estabelecendo que todas as organizações com mais de 20 colaboradores devem efetuar a marcação de ponto de seus funcionários.
No ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, o registro do ponto faz parte da rotina do time. Ele é feito em quatro momentos: no início do expediente, na saída para o intervalo, no retorno ao trabalho e ao final do turno, seguindo os horários estabelecidos no contrato de trabalho.
A partir dessas marcações, a área de Gestão de Pessoas acompanha a jornada dos profissionais dentro do ambiente de trabalho e, assim, garante o correto pagamento das horas trabalhadas.
Proteção
Lara Lima, coordenadora de Departamento Pessoal do ISAC, explica que a ferramenta é uma aliada na gestão da equipe. “Ela serve para assegurar os direitos do colaborador, para que ele possa ter o controle de suas horas extras, faltas, atrasos, entre outros. É uma transparência que só traz benefícios para os dois lados (profissional e instituição)”, diz.
Para se ter ideia da importância do registro de ponto, a CLT faz referência ao tema em vários trechos e torna a tarefa uma etapa obrigatória no expediente. Prova disso é que considera a ausência da marcação uma falta grave, passível de sanções como advertência, suspensão e até demissão por justa causa.