Getting your Trinity Audio player ready...
|
No dia 31 de dezembro de 2021, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania se despede das UPAs – Unidades de Pronto Atendimento Cidade Nova e Icuí.
Foram três intensos anos de realizações, mudanças e conquistas em prol da sociedade. O Instituto saí deixando um importante legado à cidade de Ananindeua, no Pará.Quando assumiu a gestão da UPA Cidade Nova, em 2018, observou que os principais problemas estavam relacionados a estrutura, atendimentos e fluxos de processos.
Havia uma única entrada para acesso à unidade.Passados dois anos, mudaram-se os fluxos; redefiniram-se os processos com base na metodologia LEAN, que traz o conceito de eliminar os desperdícios em diversos níveis; e celebrou-se o fato de que, atualmente, há duas entradas na unidade. As ambulâncias utilizam a entrada exclusiva e direta à sala de emergência (vermelha) e à sala de observação (amarela).
O acesso à recepção geral é feito por outra entrada. Agora, há conforto e segurança.Humanização. Essa sempre foi uma palavra de ordem pelo Pará. Pacientes, colaboradores, parceiros. Todos são pessoas em vez de números, são amores, motivos para acordar todos os dias com muita vontade de fazer o melhor.
A UPA Cidade Nova presta um serviço em urgência e emergência em Clínica Médica, Pediatria, Traumatologia e Odontologia. Oferece laboratório, exames de radiologia e eletrocardiografia. É uma unidade médica estratégica e primordial ao município.
Por isso, foi ampliada e melhorada. Isso aconteceu após um processo de otimização de recursos, com um plano sustentável que permitiu reformar e prestar os serviços de saúde pública contratualizados.
O número de leitos aumentou de 15 para 21. Tudo climatizado, com sistema de vigilância 24 horas e videomonitoramento. Para garantir a segurança dos pacientes, foi criada ainda uma sala de apoio para surtos epidemiológicos, a exemplo da covid-19. Em 2020, também o ISAC chegou à unidade Icuí.
De porte 2 e com uma capacidade média de suporte de atendimento de 225 pacientes por dia, a UPA passou por importantes ajustes na estrutura que possibilitaram maior qualidade e segurança aos pacientes.
Organização de fluxo, implantação de protocolos, informatização e capacitação foram ações postas em prática ao longo desses anos e que fizeram do ambiente um espaço mais acolhedor e humano.
Recentemente, finalizou-se uma ampla requalificação na recepção da UPA Icuí. Maior, mais confortável e modernizada, a sala dispõe de televisão, onde o usuário pode acompanhar a programação da TV ISAC, além de uma máquina de impressão de senha, que agiliza as chamadas.
Esse ambiente foi criado com o propósito de reduzir a presença de acompanhantes dentro da unidade, preservando os protocolos sanitários necessários, assegurando um acolhimento mais seguro, humanizado e de qualidade.