Getting your Trinity Audio player ready...
|
Diversas atividades estão sendo realizadas ao longo do mês com intuito de conscientizar, quebrar tabus e esclarecer dúvidas sobre o tema
Buscar o autocuidado, receber esclarecimentos e ser conscientizado sobre a necessidade de promover o seu bem-estar físico, social e mental. Estes são alguns dos objetivos das ações do Janeiro Branco, campanha que busca chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições.
Nas unidades de saúde gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, várias ações estão sendo realizadas ao longo do mês. O principal foco é fazer com que os profissionais sintam-se acolhidos.
“Quando paramos 5 ou 10 minutos para falar sobre autocuidado, a nossa intenção é que eles reflitam sobre o que faz bem para eles, pensem em coisas que o motivem, que o fazem levantar e seguir. Queremos que eles também busquem o autocuidado, se priorizem e tenham tempo para eles e para o que julgam importante”, afirmou a coordenadora de Recursos Humanos ISAC, DaíseLopes.
Entre as atividades desenvolvidas com os colaboradores foram realizadas reflexões com uma folha em branco, onde eles puderam escrever e criar uma nova percepção de saúde mental sem tabus ou preconceitos. Também foi solicitado que escrevessem os cuidados com a saúde mental em um painel e distribuído frases voltadas para o tema. O trabalho local é realizado por psicólogas organizacionais do ISAC.
Campanha
Este ano, o ISAC lançou a campanha “Eu cuido de mim: saúde mental é para todos!”. Em 2022, a campanha institucional do Movimento pela Vida terá os 12 meses de trabalhos voltados ao tema.
A cada mês do ano, um eixo será abordado: respeito, autoconhecimento, reciprocidade, resiliência, diversidade, diálogo positivo, colaboração, empatia, corresponsabilidade, gratidão, gentileza e boas práticas de convivência.
Como desdobramento da campanha, serão produzidos materiais audiovisuais, e-books, matérias e ações presenciais nas unidades, para fortalecer a cultura do cuidado com a saúde mental.
A iniciativa faz parte das ações do Movimento pela Vida, criado pela WeDo, empresa que presta apoio técnico ao ISAC, para disseminar conteúdos e engajar pessoas na prevenção. São produzidos materiais junto à população e aos meios de comunicação, com o intuito de promover a sensibilização sobre os cuidados com saúde.