Getting your Trinity Audio player ready...
|
Administrado pelo ISAC, o posto é uma das unidades mais importantes da rede especializada soteropolitana
O Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas realizou 158.122 atendimentos em 2021, entre procedimentos de finalidade diagnóstica e consultas especializadas. Custado pela Prefeitura de Salvador e administrado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania desde agosto de 2020, a unidade é considerada um dos mais importantes equipamentos do setor ambulatorial da capital baiana, garantindo atendimento gratuito por meio do SUS – Sistema Único de Saúde.
No total, foram mais de 76 mil exames realizados, entre exame citopatológico de colo uterino, testes rápidos para detecção do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, ultrassonografias, entre outros. Outras 81 mil consultas em cerca de 27 especialidades diferentes também foram ofertadas durante o ano passado ao beneficiário SUS de Salvador.
“O Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas está localizado numa das regiões com grande densidade demográfica da cidade, portanto, com volume significativo de procura por serviços especializados da rede municipal de Salvador. Desde que iniciamos a gestão da unidade, conseguimos realizar uma série de melhorias e os nossos pacientes já conseguem perceber o Jeito ISAC de cuidar, sempre com qualidade, humanização e segurança para os pacientes”, explicou Celisangela Matias, diretora-geral da unidade.
Modernização
Desde que assumiu a gestão compartilhada da unidade, o ISAC iniciou um amplo processo de modernização, com a implantação de ferramentas que dão mais agilidade e eficiência nos atendimentos.
Para resolver um problema histórico de formação de filas para marcação de consultas e exames que se formam todas as manhãs na unidade, foi implantado um sistema de pré-agendamento on-line, onde os usuários do serviço podem marcar os procedimentos via internet.
O acesso ao novo sistema de pré-agendamento on-line de procedimentos é simples e bem rápido. Primeiro, o interessado deve acessar o site do Multicentro de Saúde no endereço eletrônico http://mcs-valedaspedrinhas.med.br/.
Logo depois, os pacientes deverão preencher um formulário com informações pessoais, como nome completo, número do cartão SUS (que deverá estar vinculado ao município de Salvador), bem como anexar a requisição médica com a solicitação do profissional para realização da consulta ou exame especializado. A obrigatoriedade de anexar a requisição médica será dispensada para os agendamentos das consultas com clínico geral, pediatra, ginecologista e oftalmologista.
Após o preenchimento do formulário e a verificação de disponibilidade de vaga no sistema Vida, as equipes do Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas realizarão a marcação do procedimento e entrarão em contato com o paciente via telefone, informando o dia e a hora que o atendimento especializado será realizado.
Para as pessoas que tiverem dificuldade de acesso à internet, colaboradores da sala de apoio de pré-agendamento vão dar o suporte necessário para que os usuários possam marcar os procedimentos.
“Conseguimos implementar ferramentas tecnológicas para garantir maior qualidade da assistência e comodidade aos pacientes assistidos na unidade. O novo sistema tem nos ajudado a reduzir significativamente a formação das filas, que era um problema histórico e cultural que acontecia pelas manhãs antes da abertura do posto”, pontuou Kamyla Bastos, gerente de Operações ISAC no Nordeste.
Satisfação do usuário
A melhoria da qualidade do serviço implementado pelo ISAC pode ser comprovada pelos pacientes atendidos na unidade. Em 2021, o Multicentro alcançou 95% de satisfação dos usuários. Os números foram atestados pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, que é responsável por receber sugestões, elogios e reclamações de pacientes e acompanhantes.
A administradora Tais Almeida, 38 anos, foi uma das pacientes que elogiaram a qualidade da assistência. “Quero registrar minha satisfação no atendimento e acolhimento na unidade. Sempre busco assistência para o meu filho na unidade e me sinto acolhida com o carinho que recebo de todos”, afirmou.
Para garantir a total isenção do SAU na unidade, o serviço é autônomo, agindo como uma área de avaliação externa. A WeDo dispõe de equipes em todas as unidades do país para atestar a satisfação dos usuários dos serviços de saúde.
Mutirões aos feriados e fins de semana
Desde 13 de novembro de 2021, o Multicentro Vale das Pedrinhas iniciou a oferta de procedimentos durante os fins de semana e feriados.
A iniciativa teve como objetivo a ampliação da oferta pelos procedimentos ambulatoriais à população soteropolitana, devido à demanda reprimida apresentada pelo serviço público de saúde da capital baiana em decorrência da pandemia do coronavírus.
Durante essas ações, foram realizados 4.671atendimentos entre consultas e exames especializados.
Valorização das equipes
Valorizar as pessoas faz parte do Jeito ISAC. Um ambiente com colaboradores felizes contribui para a excelência no atendimento. O compromisso com o próximo começa com a própria equipe.
Com o objetivo de criar oportunidades que proporcionem o bem-estar e o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, o Instituto desenvolve no Multicentro Vale das Pedrinhas uma série de iniciativas voltadas para as pessoas que fazem parte do time.
Dois deles são os programas Destaques do Mês e Crescimento Profissional. O primeiro avalia o desempenho dos profissionais e ajuda a identificar seus pontos fortes e de melhorias. O segundo reconhece os colaboradores que, por mérito, mudaram de função ou cargo nas unidades gerenciadas pela organização social, a partir de processos seletivos internos.
Já para alinhar as mudanças e os fluxos continuamente, o ISAC atua com diálogo. Diariamente, as equipes realizam reuniões de alinhamento com base no modelo de governança assistencial focado na humanização, segurança do paciente e qualidade do atendimento.
Os encontros têm a duração de, no máximo, dez minutos e fortalecem a interação entre as áreas, bem como criam barreiras para minimizar os riscos.