Getting your Trinity Audio player ready...
|
Quantitativo foi 18% superior ao realizado pela unidade em 2020
Em 2021, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, em Maceió, realizou 146.529 atendimentos, sendo 75.359 consultas nas especialidades Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e Odontologia, 52.539 exames laboratoriais, 13.370 raios X e 5.261 eletrocardiogramas.
O quantitativo foi 18% maior que o registrado pela unidade em 2020, quando foram realizados 123.384 atendimentos.
As infecções virais foram a causa mais frequente de atendimento na unidade em 2021. Elas representaram 16% das admissões, seguido de dor aguda e diarreia e gastroenterite de origem infecciosa presumível, calculadas em 4% e 3%, respectivamente.
Média de satisfação dos usuários foi de 98,8%
Dona Glícia Ataíde foi uma das pacientes atendidas pela UPA em 2021. Ela precisou de assistência após cair da escada e foi à unidade acompanhada pela filha Graziela.
“Da portaria até o atendimento médico, todos nos receberam muito bem. O atendimento foi ágil. A gente via o respeito ao próximo e fomos tocadas pelas frases de fé e sabedoria colocadas pelos corredores”, comentou a farmacêutica.
Como dona Glícia e a filha Graziela, 98,8% dos 4.947 usuários entrevistados em 2021 pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário ficaram satisfeitos com o atendimento prestado pela UPA Trapiche da Barra.
Covid-19: atendimentos aumentaram 112% em um ano
Referência em atendimento a pacientes com covid-19, a unidade registrou 24.368 admissões por este motivo em 2021. Em relação ao ano anterior, esse número foi 112% superior aos 11.452 registrados em 2020.
Em dezembro, com a chegada da gripe causada pelo vírus Influenza em Maceió, mais uma vez a unidade se viu diante de um cenário desafiador. O aumento da procura por atendimento lotou a UPA, sendo que as síndromes gripais representaram 45,5% dos 9.697 atendimentos realizados em todo o mês.
Laboratório é certificado pelo segundo ano consecutivo
Em 2021, pelo segundo ano consecutivo, o Laboratório de Análises Clínicas da UPA teve seu desempenho classificado como excelente pelo PNCQ – Programa Nacional de Controle de Qualidade.
A certificação atesta o compromisso de melhoria contínua do laboratório e compara os seus resultados com os de outros que participam do programa no país. A iniciativa é patrocinada pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.
Única UPA de Alagoas acreditada como ONA 2
Em julho, a unidade conquistou o nível 2 da certificação da ONA – Organização Nacional de Acreditação, tornando-se a terceira UPA do Brasil com o selo e a única do Estado de Alagoas.
Para receber a certificação Nível 2 – Acreditado Pleno, a UPA passou por um criterioso processo de avaliação que validou a excelência dos serviços prestados dentro da unidade de saúde.
Antes disso, em 2019, ela já havia sido acreditada como nível 1. Um ano depois, foi avaliada novamente e manteve a certificação, demonstrando que é possível ter um ambiente de saúde seguro, humanizado e qualificado mesmo em períodos desafiadores, como o da pandemia do novo coronavírus.
Segundo Flávia Pontes, diretora-geral da UPA Trapiche da Barra, 2021 foi um ano de aprendizados, conquistas e superações.
“Em meio à pandemia da covid-19, conquistamos o nível 2 da ONA. Para nós, além de motivo de muito orgulho, essa certificação é a prova de que o trabalho feito com dedicação e união é o caminho seguro para a excelência na assistência à saúde. Esse resultado vem acompanhado de muitas outras ações em que nos envolvemos para, cada vez mais, oferecer um serviço de qualidade, humanizado e seguro para o usuário”, disse a gestora.
Alguns dos projetos aos quais Flávia se refere são o LEAN, para o qual a UPA foi convidado em 2021 pelo Ministério da Saúde e que ainda será iniciado; o curso de qualificação de médicos e enfermeiros no Hospital Albert Einstein; o projeto “AVC dá sinais”, da rede alagoana de cuidados de AVC – Acidente Vascular Cerebral; a implantação do Comitê de Ética de Enfermagem; e a participação no projeto Sepse, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio Libanês, Instituto Latino-Americano da Sepse e o Institute for Healthcare Improvement.
Sobre a unidade
Com capacidade para atendimento de até 350 pacientes por dia, a UPA Trapiche da Barra é referência em média complexidade para cerca de 300 mil habitantes da região desde 2016.
A unidade é custeada pela Prefeitura Municipal de Maceió e gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.
Possui porte III e oferta serviços de urgência e emergência em Clínica Médica, Ortopedia, Odontologia e Pediatria.
A UPA conta com 15 leitos de observação e outros quatro na sala de emergência, além de consultórios, laboratório e salas de procedimentos.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o atendimento na unidade foi modificado, com a inclusão de leitos covid-19 e mudança no fluxo assistencial. Atualmente, a UPA possui 16 leitos, sendo quatro para pacientes com síndromes gripais.
A UPA Trapiche da Barra é uma das três unidades públicas de saúde gerenciadas pelo ISAC no estado de Alagoas. As outras duas são a UPA Benedito Bentes, em Maceió, e o Hospital Professor Ib Gatto Falcão, em Rio Largo. A primeira é custeada pela Prefeitura de Maceió e a segunda, pelo governo estadual.