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Neste ano, a unidade iniciou um projeto que leva serviços de saúde para dentro da comunidade
Em 2021, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro realizou 169.100 atendimentos, sendo 70.463 consultas nas especialidades Clínica Médica e Pediatria, 61.286 exames laboratoriais, 32.846 raios X e 4.505 eletrocardiogramas. O quantitativo foi quase 2% superior ao registrado em 2020, quando a unidade realizou 166.536 atendimentos.
Gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania e custeada pela Prefeitura de Araguaína e Governo Federal, a unidade é a única UPA de Araguaína.
Por dia, a unidade atende cerca de 263 pacientes. Ela acolhe usuários de Araguaína e de outras oito cidades da região: Aragominas, Araguanã, Babaçulândia, Barra do Ouro, Cravolândia, Filadélfia, Poraquê e Santa Fé do Araguaia.
Índice médio de satisfação foi de 98,7%
Em 2021, a média de satisfação do usuário da UPA Anatólio Dias Carneiro foi de 98,7%. O índice é calculado pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, que funciona como um canal permanente de comunicação entre a unidade, pacientes e acompanhantes.
“Agradeço a todos os profissionais que me atenderam e cuidaram do meu marido. Todos foram educados e atenciosos. A medicação foi bem aplicada. Só agradecimentos a vocês!”, disse Leia Galvão, uma das milhares de pacientes acolhidas pela unidade no último ano.
Ela procurou a UPA durante uma crise de fibromialgia, que é uma síndrome manifestada por dores no corpo, especialmente na musculatura. “Deu tudo certo! Não fiquei nem duas horas. Fui logo atendida. O tempo que demorei mais foi só a medicação, porque precisa ser administrada lentamente. Fui para casa bem melhor, graças a Deus!”, contou.
Cuidado que vai além dos muros da unidade
Em 2021, o ISAC deu início a uma iniciativa de educação em saúde para moradores de Araguaína. É o projeto “Eu, você e ISAC: juntos por uma vida melhor”, que leva atendimentos gratuitos para dentro da comunidade.
A ação é resultado da parceria entre o ISAC e as secretarias municipais de Saúde e de Esporte, Cultura e Lazer de Araguaína. Nas duas primeiras edições do projeto foram ofertados serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, cálculo de IMC – Índice de Massa Corporal e orientações sobre higienização das mãos, escovação bucal e alimentação saudável.
Sivanilda Mariano, diretora administrativa da UPA, explica que o objetivo do projeto é contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.
“Além de levarmos serviços essenciais que ajudam a prevenir doenças, orientamos os participantes sobre como funciona a rede pública de saúde. Saber quando e onde procurar atendimento faz toda a diferença na qualidade da assistência recebida”, afirma a gestora.
As lições que 2021 deixou: reconhecimento e crescimento
Para quem atua na unidade, 2021 foi um ano de muitos aprendizados e evoluções, como a história da Daiana Ribeiro dos Santos, que passou de técnica de Enfermagem da Vigilância Epidemiológica para supervisora de Higienização e Limpeza da UPA.
“É uma experiência nova, aquele desafio grande, sabe? Graças a Deus, estou vencendo todos os dias. Para mim, a promoção foi o reconhecimento do meu trabalho. E uma das coisas legais daqui é que a gente trabalha em equipe e todo mundo é parceiro”, disse a colaboradora.