Getting your Trinity Audio player ready...
|
Implementação faz parte do processo de modernização da unidade hospitalar deflagrado pela Prefeitura de Águas Lindas em parceria com o ISAC
A partir do dia 24 de fevereiro, a população de Águas Lindas de Goiás contará com um novo equipamento para realização de cirurgias eletivas no município. Isso porque o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania implantará o Centro Cirúrgico do Hospital Bom Jesus. A implementação faz parte do processo de modernização da unidade hospitalar deflagrado pela Prefeitura Municipal em parceria com o ISAC, Organização Social que faz a gestão compartilhada do hospital.
No primeiro momento, o Centro Cirúrgico realizará os procedimentos de hérnia e de remoção da vesícula. A capacidade inicial do novo equipamento é de realizar 36 cirurgias por mês em pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal da Saúde de Águas Lindas.
Posteriormente, serão incorporadas na rotina a realização de laqueaduras, vasectomias e cirurgias ortopédicas simples. “A implantação do Centro Cirúrgico vai ampliar de forma significativa a oferta desses procedimentos aos beneficiários do SUS [Sistema Único de Saúde] no município. O local terá à disposição toda a estrutura e equipes especializadas para realização dos procedimentos de maneira segura, qualificada e humanizada”, explicou George Silva, diretor geral do Hospital Bom Jesus.
Estrutura
O local contará com duas salas cirúrgicas e três leitos de recuperação pós-anestésica. Para a implantação do novo espaço, além de uma reforma geral para readequação da estrutura física, foram realizados investimentos em equipamentos e mobiliários.
“Todo o investimento realizado para a implantação do Centro Cirúrgico teve como meta oferecer um espaço adequado para que as equipes especializadas possam fazer uso de técnicas modernas que assegurem o resultado esperado com qualidade e segurança”, afirmou George Silva.
Segurança para o paciente
Sob gestão compartilhada entre a Prefeitura local e o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, o Centro Cirúrgico do Hospital Bom Jesus adotará o modelo de governança assistencial garantido pela Trilha Vital, focado no acolhimento seguro, humanizado e de qualidade. O modelo possui fluxos e protocolos bem definidos que permitem a identificação correta do paciente, melhor eficácia da comunicação entre as equipes multidisciplinares, maior segurança na administração dos medicamentos de alta vigilância, assegurar que as cirurgias sejam feitas em local de intervenção correto, bem como a redução do risco de infecções associadas a cuidados de saúde e diminuição do risco de possíveis danos ao paciente, decorrente de quedas.