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HMC encerra atividades com alto índice de resolutividade

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Unidade realizou 1.522 internações e 969 altas desde maio de 2020

Após um ano e nove meses de atuação ininterrupta, com 9.994 atendimentos e muitas vidas salvas, o HMC – Hospital Municipal de Campanha, custeado pela Prefeitura de Araguaína e gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, encerrou as atividades do Pronto Atendimento no dia 7 de março, mantendo os leitos clínicos até o dia 17, quando haverá o fechamento total.

Primeiro Hospital de Campanha, a ser implantado no Estado do Tocantins, em maio de 2020, o HMC foi instalado no prédio próprio do Hospital Municipal Eduardo Medrado, onde agora passará a funcionar o PAI – Pronto de Atendimento Infantil. Por este motivo, o atendimento a pacientes com sintomas da covid-19, retornou para a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, no Setor Araguaína Sul.

Durante o período de atividades, o hospital realizou 1.522 internações e 969 altas. O alto índice de resolutividade registado na unidade chamou a atenção. No ano passado, a unidade contabilizou 678 altas médicas, um percentual de recuperação de 63% dos pacientes internados.

Uma das pacientes recuperadas foi Nede Dias, 69 anos. Moradora de Araguaína, a dona de casa contraiu a doença em setembro do ano passado e ficou 12 dias internada na UTI do hospital.

“O tratamento que eu recebi por toda a equipe foi tão maravilhoso, que eu sai de lá chorando com saudade de todos. Recebi muito amor e carinho durante todos os dias que fiquei lá. Terei uma gratidão eterna por todos”, disse.

Ela também contou que falava com seus familiares todos os dias por vídeo chamada. “Não me senti sozinha por nenhum minuto. Com certeza isso também foi fundamental para a minha recuperação”.

Samantha Vitorino Coelho, diretora administrativa do HMC ressaltou que a experiência do HMC foi uma verdadeira superação para todos.

“A gente fez algo que não existia antes. Uma experiência que a gente só vive em um cenário de guerra. Hoje acredito que toda equipe está mais forte e com a consciência de que somos capazes de superar qualquer desafio”.

 

Eficiência e transparência

A eficiência do ISAC na aplicação dos recursos públicos fez com que o HMC apresentasse um dos menores custos por leito do Brasil.

“Para nós foi uma enorme satisfação prestar uma assistência de qualidade, humanizada e segura para os pacientes do Tocantins. Foram grandes desafios, mas também foi um período de muito aprendizado e alegrias por cada paciente que recebeu alta. O sentimento que nos envolve nesse momento é que estamos cumprindo a missão de salvar vidas”, declarou Evane Corbacho, presidente do ISAC.

 

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