Getting your Trinity Audio player ready...
|
Unidade realizou 836 atendimentos desde setembro de 2020
Centenas de histórias de vitória e superação contra a Covid-19 foram registradas na UTI – Unidade de Terapia Intensiva Covid-19, do HRG – Hospital Regional de Gurupi, que após um ano e sete meses de funcionamento, encerrou suas atividades no último domingo, 24. No total, a unidade realizou 836 atendimentos, entre internações, transferências e altas.
Bruna da Silva Coelho, acompanhou de perto a luta do seu tio Gilvan Coelho dos Santos. Apesar de não apresentar comorbidades, o paciente deu entrada na UTI-Covid no dia 3 de fevereiro de 2022, ficando 16 dias internado. A família ficou temerosa pela recuperação de Gilvan, já que ele havia perdido irmãos e o pai para a doença entre agosto de 2020 a janeiro de 2021.
“Graças a Deus tive anjos que diminuíram nossa angústia durante os dias de internação, boletins médicos diários, contato via chamada de vídeo, acesso ao tratamento, melhores médicos e equipe multidisciplinar. Ele ficou ansioso e a estabilidade veio devido ao apoio da unidade, ele se sentiu seguro ao lado de vocês”, conta Bruna.
O paciente fez acompanhamento com a fisioterapia conforme recomendações da equipe médica e hoje leva uma vida normal com retorno de 100% das atividades.
Histórico
Custeada pelo Governo do Estado do Tocantins e gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, a unidade começou a funcionar no dia 1 de setembro de 2020 com inicialmente 20 leitos, sua primeira expansão veio em março de 2021, quando a quantidade de leitos para atendimento subiu para 36, mas foi só em janeiro de 2022 que, devido a avançada fase de vacinação, o número de leitos voltou aos 20 do início das atividades.
“Foram tempos difíceis, mas a união interdisciplinar dos profissionais, força de vontade, empatia, assistência humanizada e o desejo de salvar vidas foram determinantes para que nós vencêssemos um dia de cada vez”, destacou a Coordenadora Geral da UTI-Covid do HRG, Karin Margaridi.
A unidade que contou inicialmente com 133 profissionais em sua equipe multidisciplinar, precisou de um reforço extra nos meses seguintes, tendo em junho de 2021 o seu pico de profissionais, 242 pessoas trabalhando arduamente pela saúde da comunidade.
As portas se fecham, mas a gratidão permanece
“Hoje observando o encerramento fico com o coração alegre e cheio de gratidão pelo trabalho em conjunto que foi fundamental e culminou em números significativos de altas dos pacientes, todas elas sendo comemoradas com muita festa, alegria e descontração, renovando nossas esperanças de que íamos vencer e que agora cumprimos nossa missão”, finaliza a coordenadora.
Qualidade e tratamento humanizado
Durante todo o período em atividade, os profissionais do ISAC se doaram ao máximo para que o atendimento fosse humanizado e que os pacientes se sentissem queridos, foi um período de desafios e com muitas alegrias, o ciclo se encerra, mas a luta continua.
“Para nós foi uma enorme satisfação prestar uma assistência de qualidade, humanizada e segura para os pacientes do Tocantins. Foram grandes desafios, mas também foi um período de muito aprendizado e alegrias por cada paciente que recebeu alta. O sentimento que nos envolve nesse momento é de que estamos cumprindo a missão de salvar vidas”, declarou Evane Corbacho, presidente do ISAC.