Getting your Trinity Audio player ready...
|
O cuidado humanizado faz parte do Jeito ISAC
A internação no HMA – Hospital Municipal de Araguaína é um período difícil para as crianças, já que são privadas do contato com os familiares e amiguinhos, o que pouca gente percebe é que essa fase também é impactante para a mãe, pai ou parente próximo da criança.
Para que esse tempo seja menos estressante, o GTH – Grupo de Trabalho Humanizado da unidade, preparou uma sessão de meditação Mindfulness (atenção plena) com aromaterapia.
A ação aliviou a ansiedade causada pela internação do filho(a), possibilitou um momento de troca de experiência entre os acompanhantes e equipe, além de permitir uma maior integração, confiança e ajuda mútua.
“Aproveitamos a oportunidade para tirar todas as dúvidas que as mães tinham a respeito das normas da UTI, dos procedimentos realizados, do funcionamento da equipe e dos direitos e deveres sociais”, explica Síntia Barros, coordenadora do NEPES – Núcleo de Educação Permanente em Saúde.
O momento de relaxamento, alongamento e meditação buscou promover uma alternativa ao momento ocioso vivido pelos pais no hospital, além de aliviar os sintomas como ansiedade e medo. A aromaterapia foi usada para tornar esse momento ainda mais relaxante.
Quem aproveitou a sessão de tranquilidade para “acalmar os nervos” foi a Jandira Barbosa da Silva, mãe que está acompanhando a filha internada.
“Tem muitas emoções que se tornam bem difíceis de lidar, então as vezes é preciso desacelerar e respirar fundo, aprender a lidar com a ansiedade e tirar o pensamento e o foco dessa situação ruim. Agradeço as meninas por terem proporcionado esse momento pra gente, consegui até ficar mais relaxada”, finaliza Jandira.
O Hospital Municipal de Araguaína é administrado pela Prefeitura e gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.