Getting your Trinity Audio player ready...
|
ISAC fortalece atuação das profissionais que são mamães com valorização e respeito
A chegada dos filhos é um momento de enorme transformação. Depois de cerca de nove meses carregando o bebê na barriga, ele nasce e um misto de sentimentos toma conta do coração da mãe. Junto com as noites mal dormidas, o esforço da amamentação e o aprendizado no dia a dia, aparecem alguns desafios. Entre eles, o de conciliar a maternidade com a carreira profissional.
Mãe de primeira viagem, a gestora do NEPES – Núcleo de Educação Permanente e Estágios, Yasmyny Cahet, tem vivenciado com intensidade essa rotina. A mamãe do pequeno Rafael, de 06 meses, afirma que o respeito e a compreensão encontrada dentro do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania tem tornado essa jornada mais leve.
“É muito bom fazer parte de uma instituição que dá espaço e valoriza o lugar de fala das mulheres. Me sinto respeitada como profissional, cuidada como mãe e empoderada como mulher para desempenhar a minha função com excelência dentro do ISAC”, afirmou.
Desafio contínuo
E de repente, as necessidades do bebê que só amamenta e chora vão mudando. Ele cresce rápido, bem mais rápido do que os olhos enxergam. E os desafios da mãe, mulher e profissional também mudam.
Com três filhos e, hoje, com cinco netos, Francinete Crispim, auxiliar de Limpeza da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Mansões Odisséia, em Águas Lindas, sabe bem o que é isso. Após vivenciar diferentes fases da maternidade, ela fala da satisfação de ser avó.
“Foram muitas lutas para criar bem meus filhos, mas também foram muitas alegrias. Cada etapa [da maternidade] tem suas dificuldades e pontos positivos. Ser avó é um privilégio. É conseguir desfrutar de um amor inexplicável”, conta dona Fran, como é conhecida entre os colegas de trabalho.
A presidente do ISAC, Evane Corbacho, acredita que as instituições têm um papel fundamental na garantia da igualdade dos gêneros, inclusive com a valorização do espaço das mulheres que são mães. Ela afirma que o investimento na representatividade feminina ajudará a fazer com que as barreiras e o preconceito sejam superados no país.
“O ISAC é sensível às questões de gênero, entendendo que a mulher, principalmente aquela que é mãe, necessita de oportunidades para mostrar sua capacidade profissional. As mulheres são o público majoritário da Instituição. Aqui, muitas delas atuam em posições de liderança e gestão. Isso reforça nosso compromisso com a valorização da diversidade e a construção de uma sociedade melhor para todos”, destacou.
Evane também agradeceu a todas as mães que atuam no Instituto. “Gratidão a todas as mães que ajudam a construir um ISAC melhor todos os dias”.
Atuação das mães no ISAC
Atualmente, das 1.759 colaboradoras que atuam no ISAC, 759 são mães, ou seja, 43% das trabalhadoras do Instituto vivem a experiência de conciliar a maternidade com a carreira profissional.
De acordo com Lorena Conte, gestora de Pessoas do ISAC, gerar um ambiente institucional de valorização da diversidade, inclusão e igualdade de gêneros contribui para um maior bem-estar das profissionais, fato que impacta diretamente na prestação de uma assistência mais humanizada e qualificada aos pacientes.
“A mulher tem sido cada vez mais valorizada e tem conquistado uma posição mais relevante no mercado de trabalho e na sociedade. Criar um ambiente onde nossos talentos femininos possam desenvolver um trabalho de excelência ao mesmo tempo que conciliam suas atribuições maternas faz parte do nosso Jeito ISAC. Fomentar essa cultura organizacional é uma forma de exercitar um olhar mais humano aos colaboradores, entendendo as especificidades de cada um”, explicou.
Expectativa
O próximo domingo, 08 de maio, será uma data inesquecível para Érica Nogueira. Grávida de quatro meses, esse vai ser o primeiro Dia das Mães da coordenadora de Laboratório que atua no HMA – Hospital Municipal de Araguaína, no Tocantins.
“É uma mistura de expectativa, ansiedade e alegria. Vai ser um Dia das Mães mais que especial para mim. Ser mãe é um presente e um privilégio. Sou muito grata por esse momento que estou vivenciando com todo o amor do mundo”, agradeceu.