Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Unidade de saúde enfrenta dificuldades para contratar pediatras em Águas Lindas de Goiás

Getting your Trinity Audio player ready...

Mesmo com o valor do plantão diferenciado para a especialidade, UPA Mansões Odisséia tem dificuldades para atrair profissionais

A UPA – Unidade de Pronto Atendimento Mansões Odisséia, em Águas Lindas de Goiás, vem enfrentando dificuldades para contratar pediatras, segundo a empresa médica responsável pela contratação. O problema é recorrente em todo o Brasil e, com o aumento da demanda pediátrica devido a casos de doenças respiratórias e sazonais, gestores de unidades de saúde têm ficado em estado de alerta em relação à falta de especialistas nesta área.

De acordo com a SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria, há uma má distribuição dos pediatras no Brasil. Pelos números, 55% dos profissionais dessa especialidade atuam na Região Sudeste, 16,2% estão no Nordeste, outros 16,2% estão no Sul, 8,6% atuam no Centro-Oeste e apenas 4% atendem em municípios da Região Norte.

Um levantamento feito pelo CFM – Conselho Federal de Medicina revelou que Goiás ocupava, em 2020, a 12ª posição entre os 26 Estados e o Distrito Federal em número de pediatras. De acordo com a publicação Demografia Médica no Brasil – volume 5, dos 43.699 pediatras ativos em todo o País, somente 2,5% estão em Goiás.

“Encontramos dificuldade de atrair novos profissionais em Pediatria mesmo com o valor do plantão diferenciado para a especialidade. Hoje tem sido um desafio fechar os plantões, e o problema não é exclusivo de Águas Lindas de Goiás. A falta de médicos com esta especialidade é uma realidade nacional e vem aumentando em todo o país”, afirma José Maria Filho, superintendente técnico do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organização social que gerencia a UPA Mansões Odisséia.

Números de atendimentos

Nos últimos dois meses, a UPA Mansões Odisséia está atuando com alta demanda. Em março, a unidade realizou 9.520 atendimentos, um aumento de 38% em relação ao mês anterior. Em abril, essa estatística aumentou novamente, quando a unidade fez 10.818 atendimentos.

Em relação às demandas pediátricas, a unidade de urgência e emergência de Águas Lindas também registrou a alta dos números nesse período. No comparativo com os dados de fevereiro, houve um aumento de 51% desses atendimentos em março e de 72% em abril.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.