Getting your Trinity Audio player ready...
|
O curso contou também com módulo sobre montagem de caixas perfurocortantes
O descarte de lixo hospitalar é um problema de saúde pública. A falta de informação e treinamento dos profissionais que são responsáveis pela coleta e descarte deste tipo de material, além de causar risco à saúde dos próprios profissionais e pacientes da unidade de saúde, pode gerar problemas ambientais e de risco ao meio ambiente e à população residente no entorno da área de destinação final dos resíduos. Com o objetivo de resguardar a saúde da comunidade e oferecer um serviço de excelência, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Santa Paula, realiza desde o dia 1º de julho um ciclo de treinamento sobre o descarte correto de resíduos hospitalares.
O treinamento é ministrado pelo Técnico de Segurança no Trabalho, Edimar dos Santos Rosa e tem como público todos os colaboradores da Unidade de Pronto Atendimento. O objetivo do treinamento é promover conhecimento para todos a respeito do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde- PGRSS no intuito de minimizar ou eliminar a geração de resíduos e garantir que os mesmos, produzidos na unidade, recebam encaminhamento correto e eficiente, tendo em vista a proteção não só dos trabalhadores, como também do meio ambiente e saúde pública.
De acordo com o Técnico de Segurança no Trabalho, envolver todos os funcionários da unidade tornou a experiência do treinamento muito mais interessante e com boas trocas de conhecimento.
“Durante o treinamento vão surgindo algumas dúvidas que parecem simples, mas que para quem está no dia-a-dia, convivendo com a realidade hospitalar é muito relevante. É neste momento de partilha que o grupo pode entender melhor todo o caminho do descarte de resíduos, a produção e também a elaboração das lixeiras e caixas de perfurocortantes”, conta.
Para a Auxiliar Administrativa da Unidade Santa Paula, Kauane de Paula, participante do treinamento, esta é uma oportunidade de aprender formas de prevenir a saúde e garantir a própria segurança e dos colegas de trabalho. “O treinamento reitera o compromisso que se deve ter com o lixo produzido no trabalho, especialmente para quem atua na área da saúde. Orientando como cada funcionário pode fazer a sua parte e cuidar da própria saúde e da saúde dos colegas, principalmente daqueles que fazem a coleta do lixo, evitando acidentes”, resume.
Montagem de caixas perfurocortantes
Além de abordar o gerenciamento de resíduos hospitalares, o treinamento oferecido aos funcionários da UPA Santa Paula conta com um módulo sobre como montar corretamente caixas de perfurocortantes. “As caixas perfurocortantes trazem algumas particularidades na montagem que podem gerar dúvidas. Então, dentro do treinamento conseguimos colocar alguns pontos de montagem, explicar como ela deve ser utilizada e a maneira mais fácil e correta de fazer com que esta caixa tenha a eficácia que ela precisa ter dentro dos ambientes hospitalares”, explica o ministrante Edimar Rosa.
Ainda de acordo com Edimar Rosa, O módulo de montagem de caixas perfurocortantes conta com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Unidade Santa Paula. “Eles se dispuseram a dar o suporte e orientação durante o plantão da noite, desempenhando um papel muito importante na montagem das caixas perfurocortantes”, resume.
O treinamento sobre descarte de lixo hospitalar e montagem de caixas perfurocortantes segue até o dia 30 de julho na UPA Santa Paula.