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O que torna a gestão ISAC excelente de ponta a ponta é a priorização do atendimento humano e acolhedor
Estar em condição de adoecimento e internação é um momento delicado e que demanda, para além dos cuidados técnicos e médicos de praxe, a atenção para o emocional daquele paciente. Nenhum paciente que dá entrada em uma unidade de pronto atendimento ou hospital é só mais um paciente, e sim, um ser humano único, com suas particularidades e que confia o cuidado de si à equipe de plantão. É com este olhar humanizado que o ISAC estruturou o perfil de atendimento das unidades de pronto atendimento e hospitalares gerenciadas por ele.
Segundo o Médico e Superintendente Técnico do ISAC, Dr. José Maria Sinimbu Filho, o cuidado humanizado é o pilar que garante um atendimento de excelência. “Acolher o paciente que nos procura seja por qualquer queixa, em qualquer unidade, seja de urgência e emergência, ambulatorial ou hospitalar, é um compromisso de todos os funcionários do ISAC, para que este paciente se sinta acolhido e tenha todo o cuidado necessário dentro de período em que estiver necessitando de cuidados”, afirma.
Escuta ativa, tom de voz acolhedor, disponibilidade em relatar ao paciente e familiares o passo a passo do tratamento dele, oferecer atenção diferenciada ao paciente desde a entrada em uma unidade de saúde ou hospital até a saída. Estes são alguns dos pontos abordados durante o atendimento. Esta trajetória de cuidados, além de proporcionar a melhoria do atendimento em saúde, traz impactos positivos no quadro clínico do paciente.
Tratamento e estrutura humanizada
Além do tratamento humanizado, e de um fluxo de acolhimento e triagem eficientes, uma preocupação do ISAC é oferecer uma estrutura hospitalar mais humana, que possibilite aos pacientes respiros dentro da rotina hospitalar. “Nas nossas unidades hospitalares contamos com fluxos de acolhimento, triagem e classificação de risco, protocolos e fluxogramas pra que o paciente se reestabeleça o mais breve possível, mas principalmente, contamos com espaços para que estes pacientes possam, mesmo que num período tão difícil como o de internação hospitalar, ter uma experiência humanizada”, explica Dr. José Maria.
Ainda de acordo com o Superintendente Técnico, um case de sucesso no tratamento e estrutura humanizada é o Hospital Municipal de Araguaína. “No Hospital Municipal de Araguaína, onde temos principalmente o atendimento a crianças, possuímos uma brinquedoteca para estes pacientes, espaços onde eles possam caminhar, além da promoção de atividades lúdicas para que estas crianças passem pelo período de hospitalização sem marcas negativas”, afirma.
A humanização do cuidado se estende também à área de UTI – Unidade de Terapia Intensiva, lugar onde equipe e pacientes vivenciam uma rotina mais intensa de cuidados e também emoções. “Já realizamos dentro da UTI Pediátrica, dentro dos protocolos necessários, o aniversário destes pacientes. Muitos se encontravam em um estado mais crítico e era de suma importância oferecer este momento de alegria. Já fizemos também muitas comemorações de alta, um acontecimento emocionante tanto para os pacientes e familiares quanto para a equipe. Momentos como estes fazem parte da nossa marca, no nosso jeito ISAC de cuidar”, resume o Superintendente.